contatos Assine
sociedade

Por que celebrar o yoga?

04 Julho 2018 15:37:00

Colunista Carolina Suptitz fala sobre os benefícios da prática do yoga

No dia 21 de junho celebramos o Dia Internacional do Yoga. Mas por que celebrar o Yoga? O que é o Yoga?

Acredito que você, assim como eu há um tempo atrás, tem duas principais crenças sobre o Yoga: que ele traz benefícios para a saúde e que os praticantes executam movimentos e posturas bem desafiadoras com o corpo.

A primeira crença é verdadeira, mas limitada. A segunda corresponde a apenas uma pequena parte do que PODE ser o Yoga e que facilmente pode conduzir a uma desconexão com a sua verdadeira essência.

Sobre ser renunciante diante de contextos difíceis

O Yoga traz sim inúmeros benefícios a nossa saúde, mas é fundamental que esta afirmação se sustente numa perspectiva bem ampla do que seja saúde. Estamos falando de saúde do corpo físico, já que o fortalecemos e flexibilizamos. Mas também de saúde emocional, mental, energética e espiritual.

Os próprios exercícios físicos (ásanas) do Yoga beneficiam, além do físico, estes demais aspectos da nossa saúde, especialmente equilibrando nossas emoções, já que atuam sobre as glândulas reguladoras dos hormônios; ativando e fazendo fluir a energia vital a partir dos centros energéticos (chakras) também estimulados; e educando o silenciamento da mente através da prática concentrada nas percepções do corpo e respiração.


Foto: Pixabay

Mas o Yoga é muito mais do que os ásanas. Aliás, é possível ser um praticante de Yoga sem realizar qualquer exercício físico. Pode-se praticá-lo via exercícios respiratórios (pranayamas), serviço desinteressado (voluntariado), devoção e, sobretudo, DEVE-SE viver verdadeiramente o Yoga através da Meditação (principal técnica também de muitas outras, senão todas, linhas espiritualistas, ainda que praticada de formas distintas) e inserção dos seus ensinamentos éticos e filosóficos no nosso dia-a-dia.

Para iniciantes na caminhada da autocura e/ou considerando a própria saúde física, emocional e mental, considero interessante e recomendável, porém, aproveitar o que considero um dos aspectos que torna o Yoga tão especial e eficiente: exatamente a sua completude e complementariedade.

Afinal, a soma e utilização harmônica das ferramentas e saberes do Yoga nos auxiliam a manifestarmos a nossa máxima potência. E tudo de forma muito sutil, mas revolucionária. Talvez você demore a associar as mudanças na sua vida à nova atividade que recém iniciou. Mas é só parar com a prática que você logo percebe os padrões emocionais e mentais voltando a agir cada vez com mais força.

O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte

E sua eficiência também pode ser comprovada pela grande quantidade de sujeitos auto-realizados a partir do Yoga no decorrer da sua história de mais de 7.000 anos. Atualmente mesmo há vários vivos, dentre eles e para nossa honra um brasileiro: Sri Prem Baba.

E é sobre auto-realização que cabe ainda falar. Extremamente limitada - ainda que já imensamente benéfica - é a perspectiva de ver e utilizar-se do Yoga apenas como instrumento de eliminação do estresse, ansiedade, angústias e todos e quaisquer outros desconfortos físicos e psíquico-emocionais. O Yoga nos ensina e conduz à expansão da consciência a ponto de alcançarmos a total libertação (Moksha) do que nos gera sofrimento.

Com um objetivo tão sagrado e nobre e técnicas testadas e comprovadas por milênios, é mais do que compreensível a ONU (Organização das Nações Unidas) ter reconhecido a grande contribuição desta ciência e filosofia prática para a humanidade na votação com a mais alta taxa de aprovação até então recebida numa de suas assembleias.

Há inúmeras linhas de práticas físicas do Yoga, cada uma estabelecida conforme a experiência de seu criador e a ser adotada de acordo com as nossas necessidades e tendências. E cada instrutor de Yoga transmite a sua vibração, fé, saber e sentir. Portanto, experimente. Conheça. Sinta vários espaços e instrutores de Yoga se for necessário. Em Santa Maria há muitas opções (no próximo mês esperamos tratar disso).

Racismo, misoginia e Copa do Mundo

O Yoga não é o único caminho nem o portador exclusivo da Verdade sobre a vida e nós (seres humanos). Mas fique atentx às suas resistências e desistências a se entregar a silenciar e cuidar de você, no seu Eu Maior.

De todo meu coração e entoando Alanis Morissette, na música Thank U (coloque a tocar e se emocione junto - letra e música incríveis!): "obrigada Índia [...]. Obrigada, obrigada silêncio!" Gratidão Mestres e Mestras do Yoga!

Feliz também por completar 1 ano de publicações neste espaço. Meu texto inaugural sincronicamente foi publicado no dia 21 de junho

Namaskar!

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249