contatos Assine
sociedade

Orai e Vigiai: de que forma a oração e devoção nos conduzem à liberdade e felicidade?

07 Março 2018 16:05:00

Colunista fala sobre a importância da oração e devoção sem preconceitos


Foto: Pixabay (reprodução)

O dia 4 de março é o Dia Mundial da Oração. Inspirada nessa data e refletindo sobre o quanto mudei, me abri e, a partir disso, aprendi sobre o assunto é que escrevo este texto (este também foi o tema da fala que realizei no domingo, próprio dia 4, no evento Yoga, Meditação e Autoconhecimento que ocorre todo primeiro final de semana do mês no Jardim das Esculturas, em Júlio de Castilhos). 

Para construir a vida que queremos basta... se esvaziar. Purifique-se!

A oração é uma das práticas comuns a quem possui e nutre devoção, que, por sua vez, é um dos caminhos sugeridos pelo Yoga para alcançarmos a meta-missão de todo ser humano e que, ao meu ver, pode ser descrita de várias formas. Nenhuma que infelizmente possamos compreender em toda sua grandiosidade até que a experienciemos: despertar do Amor; estado de Paz e Felicidade estável e independente de fatores externos; percepção da nossa condição de União com todos os Seres, inclusive a Suprema Consciência (Deus ou outro nome que preferir); Iluminação; Santificação etc.

Trata-se do caminho mais fácil e natural, mas que sem a devida atenção e Consciência pode degenerar em fanatismo, o que certamente é o oposto da verdadeira devoção. Afinal, a devoção consiste num intenso amor a Deus, amor sem medo, e Deus não só é sinônimo de Amor (e não de ódio) como também está em tudo e todos - cada coisa, cada ser vivo, cada situação e mesmo nos nossos "inimigos" ideológicos e sujeitos que cometem o que consideramos maldade.

A devoção é um lembrar constante de Deus, pois se Deus é/está em tudo, o devoto manifesta seu amor a cada encontro e momento. Daí já podemos deduzir alguns benefícios da prática devocional. A começar pelo fato de ser uma técnica meditativa, uma vez que buscamos manter a mente concentrada num único "objeto" ou, pelo menos, retornar a este foco de atenção sempre que possível.

Homenagem às mulheres: a história de sua criação

Considerando o imenso poder representado pela nossa mente - segundo Swami Sivananda, no livro O Poder do Pensamento pela Ioga, "o pensamento é a força mais vital, sutil e irresistível que existe no universo" -, a devoção pode transformar radicalmente a nossa vida e a vida de outra pessoa.

A nossa porque estaremos construindo realidades positivas a partir do foco da mente em positividades ou simplesmente por estarmos reduzindo ou eliminando do nosso cotidiano pensamentos negativos que, infelizmente, ainda ocupam a maior parte das nossas comunicações. Ao invés de alimentarmos a mente com raiva, preocupação e medo, rezamos agradecendo, pedindo força e fé e nos conectando com a consciência amorosa maior que nós.

A devoção pode também transformar a vida de outra pessoa porque ao rezarmos por ela enviamos ajuda muitas vezes bem maior do que quando buscamos lhe dar conselhos, por exemplo. Os nossos conselhos podem esbarrar nas resistências da pessoa e/ou serem manifestações de julgamento vaidade ou alguma outra tendência negativa nossa. A nossa oração, ao contrário, chega direto na Consciência e poderosamente toca o coração do outro.

Nova Faixa Velha

Por fim, a oração contribui imensamente no processo de autoconhecimento voltado para nossa libertação das ilusões criadas pela mente que ainda não está sob o controle da Consciência, o que é o estado de praticamente todos nós seres humanos. Lembremos do Orai e Vigiai dito por Jesus. Vigiemos nossos padrões mentais com total autorresponsabilidade e, para termos firmeza e vontade bem direcionada, oremos!

De acordo com Swami Vivekananda, no livro Bhakti-Yoga - o caminho do amor, "a prática da oração alcança um plano onde a razão pedante e impotente é deixada bem para trás e o mero tatear intelectual na escuridão dá lugar à clara luz da percepção direta. O praticante não mais raciocina nem crê, ele quase percebe. Ele não mais argumenta, intui."

Que possamos, então, encarar a oração e a devoção sem o peso dos preconceitos com que a história foi carregando muitos de nós e percebendo a utilidade e grande contribuição destas práticas simples e milenares e cuja importância o Yoga e a ciência ocidental contemporânea, através de inúmeras pesquisas, atestam sempre e cada vez mais.

Para finalizar, um convite à oração:

"Oh senhor! Venha e habite meu corpo, minha mente, meu intelecto e meu coração, de forma que ninguém possa dizer que somos diferentes. Que eu seja Um contigo; que cada palavra que saia da minha boca seja a expressão do Teu santo verbo; que cada ato por mim praticado seja a expressão da Tua santa vontade." (Sri Prem Baba)

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249