sociedade

O poder de Cada Um de Nós

Colunista Juliano Trindade fala sobre trabalho voluntário

Juliano Trindade


A população brasileira tem um geralmente um poder pouco. trata-se de um poder que, se bem utilizado, pode ter um impacto significativo na vida de todos, pois ele poderá efetuar mudanças no país, pressionar governos e promover alterações na sociedade. 

Temperos da vida

O motor dessa mudança é o voluntariado, já que ele tem um poder transformador bastante significativo e depende de que cada um de nós doar um pouco do nosso tempo para uma instituição ou atividades que tenha a nossa atenção e interesse. O voluntariado impacta a vida de todos nós. Existem projetos e ações voluntárias, em diversos segmentos, que apoiam milhares de pessoas. 

Ajudar alguém traz alegria para a pessoa engajada no trabalho voluntário. Ver o sorriso em pessoas que não conhecemos, faz com que a nossa alma fique mais leve , mais serena, e nossos problemas cotidianos, mais secundarizados. 

Podemos pensar que é difícil ajudar, que não temos tempo, que a ação de cada um seria uma gota no imenso oceano no nosso mundo. Com ações simples e que por vezes duram poucas horas ou minutos até, podemos ajudar a outros e a nós mesmos. O ato de agradecer uma ajuda deveria ser recíproco, qualquer ato. do sorrir para um desconhecido, de falar bom dia ou boa noite, de ser gentil.. Essas ações simples importam na vida de muitos e fazem bem a nós mesmos. 

Você pode fazer qualquer tipo de trabalho voluntário, toda atividade do seu interesse pode ser feita, você pode doar seu tempo, seu conhecimento e se puder e, se quiser, pode até doar dinheiro. O mais importante no fim e que você, de alguma forma, possa mudar, ao menos minimamente, a nossa comunidade. Agindo, assim, você certamente também se sentirá melhor. 

Em muitos países e em diversas cidades do Brasil, o voluntariado planificado é um dos principais motores de desenvolvimento, onde tecnologias sociais são criadas, desenvolvidas e implementadas. Sua utilização causa alterações sociais que podem se refletir na vida de todos. 

É só o começo!

O retorno do investimento feito no voluntariado não pode ser medido de forma financeira, ele sim pode e deve ser medida pelas mudanças causadas no seu entorno. Observando se essas mudanças foram significativas, pode-se ter certeza que o seu trabalho e seu cuidado com o outro não foi em vão. 

Quem quiser fazer algum trabalho voluntário, comece a agir. Procure algo que você possa contribuir de alguma forma e doe a ele algumas horas do seu tempo. Certamente, no final, você se sentirá ajudado ao ajudar.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190