contatos Assine
sociedade

O convívio com as diferenças

30 Janeiro 2019 15:49:00

Colunista Juliano Trindade fala sobre a importância da diversidade para a nossa evolução


É normal nos questionarmos, até todos os dias, sobre o que é certo e o que é errado. Nas conversas cotidianas, surgem opiniões antagônicas em que diferentes pessoas consideram que o seu ponto de vista é o certo e que deveria ser seguido pelos demais. Dependendo do tema, as conversas podem tornar-se acaloradas acaloradas e com desnecessárias violências verbais. 

O mundo atual, entretanto, é plural, conhecemos e convivemos com pessoas com modo de vida e opiniões distintas. Cada pessoa vive conforme seu interesse, faz as coisas que gosta, namora quem quer e faz o que quer de acordo com seu caráter e sua formação. Pode-se não concordar, o certamente muitas vezes acontece, mas respeitar o ponto de vista do outro acredito que seja sempre necessário. 

Não sei se o mundo seria perfeito se todas as pessoas fossem iguais, mas penso que seria muito cansativo, enjoado. Penso com alto índice de pessoas chatas e depressivas. Não haveriam diversas invenções, diversas tecnologias que usamos hoje. Certamente viveríamos como viviam nossos avós. 

A maior beleza deste mundo e a sua diversidade, e a possibilidade de se ouvir e de se conhecer pessoas com experiências de vida e conhecimento diferentes. Essa possibilidade nos faz crescer como ser humanos e nos mantém com mais vivacidade. Se vivemos e convivemos em um mundo tecnológico, grande parte ele é resultado do encontro de mentes criativas e que pensam diferente umas das outras. 

O aprendizado contínuo com pessoas diferentes enriquece o nosso dia a dia. Se formos abertos a entender as razões do outro de pensar ou viver existe uma possibilidade significativa de nós mesmos, poderemos talvez mudar ou melhorar nossa maneira de viver. Conversar com pessoas desconhecidas saber o que fazem e como vivem pode ser enriquecedor em conhecimentos e novas formas de pensar. 

É estimulante pensar que todos nós poderemos contribuir para que a sociedade em que vivemos possa ser melhor para nossos descendentes, que a realidade possa ser mais humanizada do que esta em que vivemos. Procurar pensar, estudar, ler sobre os desafios futuros a fim de tornar decisões que contribuam para o bem estar social do lugar onde nossas crianças irão viver. 

Muito já se leu que o lugar onde estaremos e viveremos nos próximos 10 ou 15 anos será muito melhor e diferente do que vivemos hoje. Esse processo de melhoramento acontece diariamente e devemos estar prontos para compreender e utilizar o que o mundo irá nos apresentar. 

Tudo que acontece, certamente ocorre porque existem maneiras de conviver mutuamente com os outros. Que assim seja!

Por isso, ao conhecer novas realidades, e praticar novo modo de viver, de relacionar-se no trabalho e no convívio é como um caminho sem volta - as pessoas podem resistir a mudanças mas elas mais cedo ou mais tarde irão ocorrer. Aprenda, compreenda, assim você ficará à frente do seu tempo e viverá muito melhor consigo e com os outros.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190