contatos Assine
sociedade

Nos faltará inspiração

05 Setembro 2018 15:39:00

Colunista Guilherme Howes fala sobre o incêndio do Museu Nacional


Viver sem conhecer o passado, é como caminhar no escuro. O passado pode servir como aprendizado, como exemplo e acima de tudo como inspiração. Aos lugares de inspiração os gregos denominavam mouseion, o "templo das musas", mesma etimologia dos vocábulos música e museu, ou seja, aquilo que nos inspira.

O homem que nunca desiste

Um museu não é um lugar de velharias nem um amontoado de coisas antigas, sem uso ou sem utilidade. Museu não é lugar de esquecimento, daquilo que não existe mais, do que não é importante. Ao contrário disso, um museu é justamente um lugar de preservação e culto daquilo que é mais precioso em uma sociedade. Sua história, suas memórias, seus registros científicos e tecnológicos, arqueológicos, etnográficos e artísticos. Sem eles nos faltará inspiração!


Foto: Tânia Rêgo (Agência Brasil)

O incêndio do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, é a consequência mais evidente do nosso descaso com tudo aquilo que é patrimônio nosso. Temos dilapidado nosso patrimônio econômico, privatizando nossas empresas públicas; nosso patrimônio humano, terceirizando as relações de trabalho; e nosso patrimônio político público, retirando cada vez mais da esfera pública, as ruas, o embate político.

Crianças conectadas: cuidados redobrados

De tudo que vimos queimar ali, o crânio do fóssil humano mais antigo das Américas; cirurgicamente de uma mulher, Luzia, a verdadeira musa de templo em chamas; é a imagem mais nítida do que somos como sociedade. Ela era a chave mais preciosa para explicar nossas origens, nosso berço africano e sua diáspora pelo Planeta. Certamente sem ela, e o que ela simbolizava, nos faltará inspiração!

Momento trágico, sombrio e revelador. O que ardeu em chamas não foi somente o patrimônio histórico brasileiro, mas a nossa própria inspiração. Não foram somente 200 anos de história ou 20 milhões de peças que queimaram, mas a consciência histórica de 200 milhões de brasileiros. A uma sociedade que queima seus museus, apaga seu passado, só restará caminhar no escuro, reverenciando falsos mitos e heróis inglórios. É o que nos caberá, certamente por falta de inspiração.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190