sociedade

Fazer a Nossa Parte em Defesa do Meio Ambiente

Colunista Juliano Trindade comenta a necessidade de defender a natureza

Nas últimas semanas, temos visto na imprensa uma enxurrada de notícias sobre o meio ambiente - devastação, problemas e desafios - decorrentes das decisões tomadas nos últimos tempos. O posicionamento e as declarações do presidente da república agravaram ainda mais o momento, e as soluções propostas não são suficientes.

As florestas brasileiras são um patrimônio de todos nós e têm sua importância para o planeta reconhecida pelo mundo. Proteger e preservar a floresta bem como toda a vida que ela abriga, é imprescindível para que ela possa sobreviver e permanecer quase intacta. A riqueza das nossas florestas atraem pesquisadores nacionais e internacionais, que auxiliam na compreensão da importância de cada espécie.

Discutem-se diferentes estratégias de aliar crescimento econômico e preservação do meio ambiente. Há uma briga de foice de cada grupo para favorecer o seu lado e, assim, seus interesses. Parece ser de difícil compreensão para todos que é possível crescer economicamente preservando a natureza. Radicalismos somente atrapalham o crescimento e a preservação.

Muito se fala sobre a agricultura e seu potencial econômico, os grandes produtores trabalham com a exportação de seis produtos, mas muito do que chega a nossa mesa é produzido pelos pequenos produtores que vendem em feiras realizadas semanalmente em Santa Maria. A participação da população nessas feiras é valiosa para promover o fortalecimento desses pequenos negócios rurais. 

A política ambiental não pode ser tratada como um objetivo de governo, mas sim como um objetivo de estado, para evitar ingerências ideológicas. Faz falta, para o equacionamento desses problemas, conhecimentos e informações que superem uma visão ultrapassada da realidade e orientem a escolha das estratégias a serem implementadas. Não é escondendo a realidade ou maquiando os dados que tudo vai mudar. 

O Brasil é um importante player no mercado internacional de alimentos, tem alta produtividade e espaço para produção. Com uso de tecnologia também se produz mais em pouco território. Derrubar a floresta não é necessário, já se produz muito. A agricultura no Brasil tem muito mercado no exterior, precisa sim vender melhor seus produtos em  diferentes mercados. Para o brasileiro é importante a agricultura familiar, pois é ela que coloca comida na nossa mesa. 

Cada um de nós pode promover e participar das feiras de agricultura familiar que ocorrem pelas cidades para assim proteger e fazer crescer esse pequeno negócio. Podemos também proteger, com estratégias diversas, o meio ambiente para que nosso mundo não piore ainda mais. Podemos fazer a nossa parte, lutando, por exemplo, pela agricultura familiar e pela proteção do meio ambiente, ainda que seja por meio de pequenas ações cotidianas. Todos podem contribuir se conscientes estão da gravidade deste momento.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190