sociedade

A Igualdade de Gênero nos dias Atuais

Colunista comenta as disparidades entre homens e mulheres no ambiente de trabalho


Bem presente é a discussão sobre a igualdade de gênero no Brasil e no mundo. As mulheres têm levantado sérios questionamentos em relação às vantagens masculinas,especialmente em campos de atuação e diferenças salariais. 

Nossa legislação ainda é antiquada para a realidade atual. Há vestígios de leis que foram criadas no início do século passado, leis que tratavam as mulheres como cidadãs de segunda classe, que definiam que o lugar da mulher era em casa, cuidando dos filhos e que as proibia de terem diversos direitos. Correções foram feitas, principalmente na Constituição de 1988, mas ainda há o que corrigir.

Homens e mulheres são igualmente cidadãos. Há quem ainda pense que  o homem e o provedor, e, por isso, ter a responsabilidade de chefiar a família e garantir-lhe o sustento. Hoje a realidade é outra, muitas famílias são chefiadas pelas mulheres, que trabalham, ganham seu salário e fazem muito mais que qualquer homem faria na mesma posição. 

Estatisticamente bancos e financeiras preferem emprestar mais para as mulheres do que os homens, isso por que a taxa de risco de empréstimos para mulheres é inferior aos dos homens. Projetos de negócios capitaneados por mulheres têm uma possibilidade de sucesso maior que os dos homens.


Foto: Pixabay

A maioria das mulheres foram e continuam sendo mais responsáveis que os homens no que se refere ao cuidados com a família. Os homens quase sempre delegam essa responsabilidade a elas, pouco demonstrando interesse em se envolver com os cuidados dos filhos e da casa como um todo. Nesse ponto, entretanto, já se observam sinais de evolução nos últimos tempos - ainda que sejam passos pequenos. 

No ambiente profissional, as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, pela sua forma de ser, agir e ver o mundo, trazendo, assim, nova visão para quem trabalha. A forma de tratamento também é vista com bons olhos - a delicadeza e a gentileza, por exemplo, trazem mais resultados junto às equipes do que a forma sisuda com que os homens se tratam diariamente. Gentileza e delicadeza não exclui competência e seriedade no cotidiano do trabalho.

Toda a evolução e conquista das mulheres até hoje foi e é muito importante para o mundo em que vivemos, muito ainda, entretanto, deve ser feito o próximo campo de batalha continuará sendo a igualdade salarial. Não há razão para os homens receberem mais do que as mulheres, quando elas realizam trabalhos semelhantes e têm as mesmas responsabilidades. Se somos iguais, devemos ter direitos iguais também economicamente.

O mundo precisa se atualizar. Os legisladores precisam ouvir as ruas, ver a nossa realidade atual e promover as mudanças necessárias para que a igualdade de gênero seja realmente igual para todos. O trabalho feminino é cada vez mais essencial ao mundo. Falta mesmo é ser reconhecido através da igualdade salarial - o que deverá contribuir para que todos possam viver de forma mais harmônica


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190