contatos Assine
moda

Votar e vestir com liberdade e responsabilidade

06 Outubro 2018 15:30:00

Colunista fala sobre a responsabilidade das escolhas políticas

"Moda não é apenas sobre roupas. É sobre todo o tipo de mudança". A frase do icônico estilista Karl Lagerferld nunca esteve tão viva nessa véspera de eleições. Precisamos falar sobre moda. Mas também sobre política, consciência, responsabilidade e mudança. 

Todo o brasileiro anseia hoje por mudanças no país e clama por sair dessa crise persistente. Por isso, nestas eleições, votarei com responsabilidade e espero atitudes nessa direção dos meus representantes no próximo mandato. Mas sei que isso não basta. 

A grande mudança política é primeiro uma mudança pessoal. 

Como quero mudar o mundo, se não sou capaz de mudar a mim mesma? Não adianta reclamar da política e dos políticos se eu não começar uma mudança dentro de mim, dentro de casa. Política é, antes de tudo, um gesto cotidiano que busca na evolução individual a evolução da sociedade. 

É preciso começar a se responsabilizar pelo coletivo a partir de nós mesmos. Praticar atividades orientadas para o bem comum que comecem pelo exame de consciência sobre nossas atitudes e nossa rotina, por ouvir e conhecer outros pontos de vista, aceitar a coerência apesar da discordância. Mudar pequenos hábitos para despertar impactos maiores. Como fazer isso na prática? 

Por exemplo, diminuir o desperdício exagerado de água, de energia elétrica, de comida, fazer coleta seletiva de lixo, refletir sobre como são feitas as roupas que vestimos, sobre o consumo impulsivo. Ter uma postura mais crítica perante o mundo. Escolher bem nossas roupas é também um ato político. Engajar-se no consumo ético, escolher marcas locais, de comércio justo, priorizar cada vez mais bens produzidos que respeitem o meio ambiente. 

A gente pode utilizar nosso poder de compra para provocar uma mudança social, considerando as consequências ambientais e morais do nosso consumo. Venho repetindo isso nas minhas colunas e hoje é um dia especialmente importante para lembrar. 

Vestir-se deve ser feito com responsabilidade. Votar também. Pratique a mudança a partir de você. Isso sim vai ajudar a melhorar nosso mundo ali na rua. 

Se quiser ler mais sobre moda e movimento, me acompanhe todos os dias no Instagram: @hinerasky

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249