contatos Assine
moda

Quem nós somos quando nos vestimos?

Colunista Felipe Machado propõe pensarmos sobre os estilos que vamos vestindo ao longo da nossa vida


Talvez você estivesse esperando ler uma coluna sobre tendências, sobre o que está na "moda" ou o que devemos usar na próxima estação, não é mesmo? Essa é a desconstrução que quero fazer agora, sem desconsiderar o que é tendência, afinal, elas surgem a todo instante e nós estamos em meio a esse processo. Entretanto, a tendência não dita quem somos. Ela muda ao decorrer do tempo e nós também mudamos, amadurecemos, nos repaginamos e buscamos novas inspirações. 

Por falar em inspirações, carregamos referências conosco durante a vida inteira, talvez algum dia você já deva ter pensado em usar jaqueta de couro como o Elvis Presley, ser um "rebelde sem causa" usando jeans e camiseta branca como o James Dean ou quem sabe usar uma alfaiataria alinhada como David Beckham. Mas uma coisa é certa, você nunca terá o mesmo estilo desses ícones da moda masculina. Mas calma, isso não significa ser menos estiloso que eles, significa que você pode, sim, se inspirar em quem você gosta, mas ao mesmo tempo ter seu estilo próprio. Parece até clichê dizer, mas em uma de suas frases, Keith Richards afirma que você não encontra um estilo, um estilo encontra você, e se formos parar para pensar, eles está completamente certo. O estilo está relacionado a sua personalidade e ao seu conforto e não ás tendências e padrões, estilo é algo unilateral, somente seu. 


Sim, a moda segue dress codes, um código padrão onde em certos momentos determinada vestimenta é necessária, vemos isso na alfaiataria, mas nada impede que haja uma desconstrução e para que essa aconteça é preciso que você conheça os códigos para assim inventar sua própria moda, arriscar com segurança. É como aprender a tocar um instrumento, no início nós tocamos a musica mais fácil, depois vamos tocando algo mais elaborado, até chegar em um ponto que conhecemos tanto aquele instrumento que somos capazes de criar a nossa própria música. 

Agora chegamos na questão importante, o autoconhecimento: é apropriar-se daquilo que te define, que te representa, e nesse processo de autoconhecimento você fará uso de peças clássicas que nunca perderão seu protagonismo na moda, assim como irá vestir peças que são tendência em meio ao contexto atual e eu te digo uma coisa caro leitor, a sacada aqui é nunca perder a irreverência.  

Para continuar acompanhando conteúdos relacionados, basta seguir meu Instagram ou ficar ligado no Blog Albino Fashion. Até a próxima!  


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190