contatos Assine
moda

O branco certo para a virada

29 Dezembro 2018 16:31:00

Colunista Daniela Hinerasky fala sobre as superstições nas cores dos looks de ano novo


O Réveillon tem uma potência na vida dos brasileiros, uma espécie de força que catapulta cada um de nós a começar um novo ano. São muitos rituais, fé e superstição por esses dias. Costumamos comer lentilha, brindar na hora H e trocar folhas de louro. Vestir-se de branco nunca foi regra seguida à risca, mas se bem me lembro, lá em casa, nós vestimos a cor da paz todos os anos.

Ainda bem que o calor dos trópicos nos permite. Não é estranho imaginar roupas mais sóbrias para enfrentar o frio do hemisfério norte. Nessa época operam a geografia e as culturas: nosso clima e nossa fé colaboram para uma estética clara e alva. Para mim, é como se a cor do look pudesse orientar como será a energia ao meu redor nos próximos meses. O branco tem leveza, é fato, e isto é prioridade. 

Eu li que a adoção da cor branca nas roupas veio do Candomblé para indicar a renovação de um novo ciclo. Está associado ainda à purificação e ao equilíbrio. Cada cor tem um significado associado, e a sabedoria popular explica, assim, que cada uma delas ativaria uma área da vida diferente da vida: paixão (vermelho); dinheiro, trabalho e bens materiais (amarelo); amor (rosa); saúde e renovação (verde) etc. 

Vestir peças brancas nesta data saiu do âmbito das crenças populares ou tradições. Pode ser uma escolha consciente, mas pode ser também uma facilidade: ao optar pela cor, "resolvo o look". Looks brancos deixaram de ser uma regra imposta para tornar-se um estilo adotado livremente em favor dos bons presságios. Branco é a conjunção de todas as cores e, portanto, é plural e é fácil. O melhor é que é democrático em várias tonalidades: valem tons pastel, tons de prata e de dourado, nudes ou off-whites. 

Mais uma vez, apostarei no branco e na vibração brilhosa do paetê no próximo dia 31 de dezembro. Porque desejo que 2019 tenha uma pitada de ousadia e seja completo de boas vibrações e amor. 

Supersticiosa ou não, penso que conforto e good vibes devem estar entre nossas principais resoluções para viver o próximo ano. Sugiro acrescentar um brilho proposital: glitter, sombra luminosa, lantejoulas. Afinal, gente é para brilhar! 

Vem, 2019, bem colorido e vibrante! 

Se quiser ler mais sobre moda e movimento, me acompanhe todos os dias no Instagram: @hinerasky

fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249