contatos Assine
moda

Entre gordas e magras: a moda de todas

03 Agosto 2018 14:22:00

Colunista Letícia Sarturi fala sobre alguns 'mitos' da moda plus size

"Roupas especiais". "Tamanhos gigantes". Essas são algumas das expressões que já encontrei na fachada de lojas. Cada vez que me deparo com casos assim, eu sinto que retrocedi no tempo. Num passado "obscuro" em que a moda para gordas era associada às roupas largas, sem modelagem que valorizasse o corpo, sem estilo ou estampas que davam calafrios. Logo, volto num presente que desvaloriza a mulher gorda, como um ser "anormal" na sociedade.

A mudança na moda plus size passa por você

Numa realidade que até pouco tempo tentava impor aquilo que as mulheres gordas deveriam usar e criava "mitos" fashion, que ainda assombram algumas de nós, a resistência se faz presente para mostrar que a moda deve ir além dos tamanhos e restrições. Que a moda da magra também é a da gorda. Que as tendências da gorda também são as da magra.


Foto: Pascal Kerouche/ Bloglovin/ Reprodução

Quem acompanha as novidades na moda, editoriais e campanhas publicitárias já deve ter encontrado releituras que buscavam provocar reflexões e romper com estereótipos. Em 2014, a blogueira plus size Ju Romano conquistou as leitoras com o projeto "A gorda e a magra" , que mostrava que a mulher gorda pode usar tudo o quê uma magra veste, indo além de uma moda voltada apenas ao corpo padrão.

Na iniciativa, ela publicava imagens ao lado de uma pessoa magra vestindo looks semelhantes, mas sem fazer comparações. "Saiba que se você tem vontade de usar uma peça, pode procurar que uma hora você acha uma que fique boa em você!", comenta a jornalista em uma de suas postagens. 


Foto: Blog Ju Romano

Hoje, alguns blogs de moda celebram a pluraridade de corpos e aceitação corporal, assim como a moda para todas, a partir dessa parceria entre magras e gordas. Entre eles, está o Tamanho 50, onde Ira Lemos lançou um desafio no estilo "corpos diferentes, beleza iguais", vestindo a mesma roupa que a melhor amiga magra.

Plus size: 8 peças fashionistas para ficar quentinha no inverno

As imagens são acompanhadas de palavras de estímulo as seguidoras: "A confiança é a verdadeira roupa que você deve vestir" ou " Qualquer corpo segura a roupa se você estiver se sentindo confortável dentro dela".

Já na Alemanha, Sophia Fassnacht e Verena Prechtl, uma magra e uma curvy, dividem o mesmo espaço virtual para debater sobre moda e estilo de vida. Elas são as fundadoras do blog de moda The Skinny and The Curvy One e abrangem uma moda voltada para todas. As postagens, em geral, são feitas de forma individual, contudo também compartilham alguns relatos.


Foto: Blog The Skinny and The Curvy One

O plus size vai além da crença de roupas largas. Ele é uma questão de autoestima e confiança e isso tem impacto não só na forma como a gente se vê, mas como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

Assim como as mulheres que fizeram parte dessa coluna, você também pode ser inspiração! 

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249