coluna marcelo martins

VÍDEO: moradores criam mascote para protestar contra os buracos em Santa Maria

Boneco feito com peças de veículos danificados pela buraqueira ganhou nome de Jorgito, em referência ao prefeito

Foto: reprodução Facebook

Cansados de terem os veículos comprometidos e avariados com a buraqueira que se prolifera em Santa Maria, um grupo de moradores teve a ideia de criar um boneco para protestar de forma bem-humorada. Até aí, em um primeiro momento, nada assim tão original.

O detalhe é que o boneco é feito com peças de veículos "engolidas" pelos buracos de Santa Maria e ganhou o nome de Jorgito, uma referência ao nome do prefeito de Santa Maria (PSDB), Jorge Pozzobom. Fábio Corrêa de Oliveira, 37 anos, e mais um grupo de amigos, está à frente da produção que leva uma foto do prefeito e, que tem o restante do corpo, esculpido por pedaços de carros.

Oliveira é dono de uma loja de som automotivo, na Avenida Liberdade, e afirma que a tática adotada é a utilização das redes sociais e um deles para que a demanda chegue até o prefeito. E, com isso, o tucano possa sinalizar com uma melhoria às vias da cidade: 

- A gente sabe que tem um programa em específico para isso (em referência ao Finisa, que é um empréstimo para recuperação de vias da cidade). Mas o fato é que a cidade está toda intransitável. Não estamos levantando a bandeira de uma rua. Não é isso. As principais ruas da cidade estão precarizadas. Entendemos que o centro é por onde passa mais veículos, mas a cidade não é só o Centro. É preciso fazer mais por toda cidade.

Mas a estratégia para chamar a atenção não se limita à engenhoca de lata. Com a ajuda de amigos, o empresário tem levado o Jorgito para os mais variados pontos da cidade para conferir a buraqueira da cidade. E, neste pouco tempo de criação (a estreia do Jorgito ocorreu na última segunda-feira), o mascote do prefeito já percorreu "durante agenda" o bairro Perpétuo Socorro, a Nova Santa Marta e o loteamento Alto da Boa Vista.

Sempre irônicos, os idealizadores agradecem a presença do mascote nessas localidades e o empenho do Executivo municipal no combate à buraqueira.

Abaixo, um dos vídeos postados no Facebook - já com mais de 4 mil visualizações - em que o boneco Jorgito vai a uma rua esburacada


OUTROS PREFEITOS QUE JÁ GANHARAM MASCOTES
A coluna lembra que essa tática de nominar buracos e de colocar bonecos em buracos e em vias intransitáveis e também em acessos à zona rural do município não é de hoje. Nas gestões passadas, os prefeitos Valdeci Oliveira (PT) e Cezar Schirmer (MDB) receberam igual distinção. No passado, contudo, o que se via eram sacos plásticos, cones, pedaços de vassoura (e tantos outros entulhos) com um boneco que tinha, no máximo, o nome do contemplado. Agora, nenhuma delas tinha tido tanta sofisticação e entrega como a do Jorgito.

PROTESTO CRIATIVO
Também cansados da demora da prefeitura em recuperar a pavimentação asfáltica da cidade, moradores da Rua Demétrio Ribeiro, no Bairro Duque de Caxias, pintaram 199 buracos na tentativa de chamar a atenção do poder público. Neste caso, a prefeitura informou que a via será contemplada no cronograma de obras.

É preciso dizer que ideia do Jorgito - deem a roda a torcer - atingiu o propósito de chamar a atenção.  

Confira, abaixo, a nota da assessoria de imprensa da prefeitura sobre a criação do boneco:
"A Prefeitura de Santa Maria reforça que está empenhada, em diferentes frentes, tanto no Plano de Recuperação de Pavimentação quanto em ações pontuais, para atacar e resolver de maneira definitiva as deficiências na malha viária do município. A deterioração da pavimentação tem se agravado muito, principalmente pela falta de investimento em Infraestrutura nos anos anteriores. Sobre a manifestação, o Poder Executivo alerta que "obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos" caracteriza uma infração, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito (CBT)"


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190