coluna marcelo martins

Publicada licitação para construção de pista olímpica da UFSM

No ano passado, governo federal havia anunciado liberação de R$ 8 milhões para instituição viabilizar a obra

Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (Diário)

De hoje até o dia 12 de agosto estará aberto o prazo para a apresentação de propostas de empresas que se interessem em ficar à frente da construção da pista olímpica de atletismo e também de um campo de futebol no campus principal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A publicação se deu nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. Com isso, já está correndo o prazo para a licitação (na modalidade de concorrência) para a primeira fase, que é a definição da responsável pelos serviços. Ainda em setembro do ano passado, o Ministério dos Esportes havia garantido a liberação de R$ 8 milhões para a instituição viabilizar o certame e, por tabela, o começo das atividades. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

A pista é prevista para ter uma estrutura de 400 metros de percurso e oito raias, conforme padrões estabelecidos pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, sigla em inglês). Ao todo, as duas demandas (campo de futebol e pista) terão, juntas, uma área total de 15 mil m², de acordo com edital, dentro do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Ainda que o repasse tenha ocorrido no ano passado, a licitação não foi realizada porque havia necessidade da elaboração de um projeto completo. O que demandou um estudo detalhado sobre as pistas que são ofertadas no mercado e, inclusive, a necessidade de adequações ao espaço físico do CEFD. 

Nesse período, também foram feitos outros estudos como, por exemplo, questões acerca do solo, plano altimétrico e drenagem. Por tudo isso, não houve tempo hábil para viabilizar o processo licitatório ainda em 2018. Agora, uma vez o processo transcorrendo dentro do prazo esperado, a ideia é que as obras possam ser iniciadas neste ano e entregues já em 2020.   

O começo do serviço representa muito para a universidade, já que, desde 2017, um grupo de professores do trabalhava em projetos que se mostrassem viáveis e consistentes para a obtenção do recurso. O que aconteceu em 2018. 

Com a nova estrutura, a UFSM fica habilitada, com a pista de atletismo (de padrão olímpico), a receber competições nacionais e internacionais. A universidade aguardava há tempo por isso, até porque a UFRGS - entre outras federais - já havia recebido esse tipo de investimento do ministério e passou a integrar a chamada Rede Nacional de Treinamento de Atletismo. 


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190