mundo cervejeiro

Simplesmente o maior evento cervejeiro das Américas

Colunista Denys Coelho participou do Craft Brewers Conference 2019 nos Estados Unido

Denys Coelho



Mais de 13 mil pessoas participam das atividades

Os últimos dias foram agitados, e por um ótimo motivo. Estive em Denver, no Colorado, participando da Craft Brewers Conference (Conferência dos Cervejeiros Artesanais), simplesmente o maior evento cervejeiro das Américas. Esse já é o quinto ano que vou ao encontro, promovido pela Brewers Association, que ocorre anualmente, sempre em uma cidade diferente dos Estados Unidos.

O evento é fechado, somente para quem, como eu, é membro da Brewers Association. O público externo pode participar pagando a bagatela de quase dois mil dólares pela credencial de acesso. Ainda assim, o evento reúne em média 13mil pessoas. E quem vem sai daqui com aquela sensação de "valeu cada centavo".

Sem dúvidas, a sessão de abertura foi a mais concorrida, e motivo não falta, pois teve a palestra de Bruce Dickenson, líder da banda Iron Maiden, que também é empresário e cervejeiro.


Painel com Bruce Dickenson, da Iron Maiden, foi um dos mais concorridos do encontro

Mas não faltavam opções. Aliás, foi até difícil escolher onde ir. Foram mais de 240 palestrantes, 96 seminários em 12 trilhas de assuntos diferentes. Os temas são os mais diversos, tratam assuntos de gestão empresarial, desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento técnico.

Algo que já havia percebido em edições anteriores e que se confirmou esse ano é que as apresentações com resultados de pesquisas realizadas em universidades americanas são as mais disputadas. Há um motivo para isso, os cervejeiros sempre são muito curiosos, interessados por fórmulas e buscam conhecer cada ingrediente nos mínimos detalhes. Então, afinal, qual cervejeiro não gostaria de assistir à uma palestra com o título: Segredos escondidos do estilo New England IPA, proferida pelo Dr John Paul Maye, Ph.D?

Nestes ciclos de palestras são apresentados e discutidos os assuntos mais atuais na cena cervejeira norte-americana, que está a alguns anos na frente da brasileira. Por isso, às vezes, é possível sentir como se estivesse fazendo uma viagem ao futuro, ouvindo a discussão de temas que logo mais estarão em voga no Brasil também.

Neste ano, tive uma feliz surpresa, encontrei vários cervejeiros brasileiros, e gaúchos, diferentemente de outros anos, em que eram muito raros encontros como esses. Isso mostra como a nossa indústria cervejeira artesanal está cada vez mais preocupada com as tendências internacionais e os rumos do negócio, tendo como referência o que acontece aqui. O que me deixa muito feliz.

Paralelamente aos seminários, acontece a Brew Expo, uma feira de insumos e equipamentos, com mais de mil expositores, desde os gigantes até pequenas start-ups de tecnologia cervejeira. Na feira, são apresentadas, por exemplo, as novas variedades de lúpulos, que estarão nas próximas cervejas a serem lançadas por cervejarias do mundo todo. É de encher os olhos.

Caminhar tanto pelos espaços do evento é ter certeza de que o que há de mais moderno, e inovador em equipamentos está aqui. Vou dar um exemplo. Que tal uma sonda para fermentador que mede continuamente a densidade da cerveja durante a fermentação através de ondas ultrasônicas e transmite os resultados para um aplicativo de celular em tempo real? É de espantar até quem está acostumado com as novidades da área.

A conferência dura três dias, e vai das 9h até as 17h, sendo uma verdadeira maratona. Assim, os momentos de descontração ficam por conta dos eventos privados, à noite, promovidos pelos fornecedores, em bares da cidade, sendo as melhores oportunidades para networking, e para provar diferentes marcas de cerveja, é claro.

Falando em bares, Denver tem 184 (isso mesmo! cento e oitenta e quatro bares), sendo 47 cervejarias abertas ao público. Logo, opções não faltam, principalmente para experiências sensoriais únicas como a Great Divide, Cerebral e Finns Mannor. Resumidamente, posso dizer que a cidade é uma Disneylândia cervejeira.

O encontro por aqui mal terminou e o do ano que vem já tem data e local marcados. Espero estar em San Antonio, Texas, em 2020, e encontrando cada vez mais cervejeiros brasileiros, pois este é um sinal que, cada vez mais, a cerveja artesanal desperta interesse e está no caminho de se tornar ainda melhor.


Encontro deste ano ocorreu em Denver, no Colorado, e o do ano que vem será em San Antonio, no Texas

Imagens


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190