viagem

João e Maria em Curitiba

Colunista José Renato Ferraz comenta a viagem e pontos turísticos da capital paranaense



"Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma". Jaak Bosmans

Aquela primavera foi diferente. Tudo estava mais verde, mais florido, mais vivo, mais perfumado e colorido. "E no rumor de beijos de nossa primavera florescerá o canto da ilusão primeira, quando era nada mais que sonho a tua vinda". (Pablo Neruda)

Contemplava as árvores. Observava uma em especial. E rabisquei no meu diário: "A árvore é mais que um vegetal. Ela é portadora do psiquismo da Terra. Conjuga em si as potências da Terra, do ambiente e do céu".

Curitiba não nega a fama de cidade verde.

Bosque do Alemão
Caminhei pelo "Bosque do Alemão". Área de mata nativa em meio a uma bela região residencial. No topo, a Torre dos Filósofos. E abaixo, a trilha do João e Maria, que conta a história dos Irmãos Grimm. Cansado, voltei ao hotel e adormeci. E tive um sonho.

- Consola-te, os maus dias já acabaram, agora vamos celebrar, disse Maria. - Vista-se, seu dorminhoco!!!

Pulei da cama. E já me vesti rapidamente. Ela sorriu diante de minha agilidade e disposição matinal.

E perguntei: - Onde iremos?

Maria respondeu: - Vamos conhecer Curitiba! - E, em primeiro lugar, iremos à estufa de vidro do Jardim Botânico. "O Jardim Botânico de Curitiba em estilo francês é uma das atrações mais populares desta cidade brasileira, com flores, lagos, caminhos e estufa art nouveau, que criam uma atmosfera de sonhos de doce fragrância".

Depois pegaremos o ônibus panorâmico de dois andares - dedicado aos turistas - e ele nos levará aos demais pontos das terras dos pinhões. Há outras paisagens adoráveis: o Parque Estadual de Vila Velha e o Parque Tanguá. São mais de 30 parques e bosques

locais. Podemos correr, fazer piquenique, ver o pôr do sol ou simplesmente flanar. Vamos ver as capivaras no Parque Barigui? Ah!!! E não podemos esquecer de ir no Museu Oscar Niemeyer, "uma celebração da audácia e dos trabalhos abstratos do arquiteto". E vamos conferir algum espetáculo na Ópera de Arame. Você vai adorar, João!!!

- Maria, okay!!!! Então vamos sem demora!!!!

Acordei com o alarme do iPhone. E não acreditei no sonho que tive. O que foi isso? E olhei fixamente para o quadro do apartamento. Lá estava a imagem de João e Maria, personagens icônicos dos irmãos Grimm. Fiquei arrepiado quando reconheci Maria.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190