viagem

Ilha da magia

Colunista José Renato da Silveira fala sobre as belezas da Ilha de Florianópolis


"O amor é dos suspiros a fumaça, 

puro, é fogo que os olhos ameaça; 

revolto, um mar de lágrimas de amantes... 

Que mais será? 

Loucura temperada, fel ingrato, doçura refinada" 

William Shakespeare 

Noite de verão. A cidade dorme num sono profundo. Passa triste a ventania. Caminhamos pela praia do Campeche. Lá onde as vagas nas areias rolam. É uma praia tranquila. Ao sul de Florianópolis. 

Nossas mãos estão entrelaçadas. Sinto as batidas de seu coração. Estou louco de paixão. As chamas da paixão nos consomem. 

Apaixonado, rabisco na areia os versos de Castro Alves : "Teus olhos são negros, negros. Como as noites sem luar. São ardentes, são profundos, como o negrume do mar". 

Contemplo o mar. 

Contemplo o seu sorriso. E noto que o seu maravilhoso sorriso anuncia a aurora. 

O sol, o astro-rei, ilumina o nosso paraíso. 

Contemplo o horizonte. O tímido horizonte enrubesce. 

Em pensamento, peço que a noite permaneça e o seu manto sombrio nos cubra por mais um século. 

Apesar do meu desejo, os festins da noite se encerram. É a manhã de um domingo qualquer! 

Florianópolis
Florianópolis é a ilha da magia. A capital de Santa Catarina enfeitiça os turistas. Muitos acabam voltando... uma, duas, três, milhares de vezes. Contam as histórias dos ilhéus que os colonizadores que vieram da ilha de Açores de Portugal trouxeram consigo bruxas nos navios, o que foi suficiente para que várias lendas povoassem a cidade. 

Talvez uma das diversas razões porque a cidade causa tanto fascínio e deslumbramento nos seus visitantes. 

Floripa é capaz de reunir uma natureza admirável (com flora e fauna marítima), inúmeros patrimônios históricos e uma infraestrutura de cidade grande. "A ilha da magia oferece diversos atributos além das estonteantes praias. Aqui você pode curtir muita natureza, cultura, parques, teatros e vida noturna". 

Praias
Em Florianópolis há muitas praias. Algumas praias são acessíveis somente por trilha ou barco, tornando a aventura maior ainda. O jornal The New York Times afirmou em 2009 que "Florianópolis era o destino do ano". 

Belezas naturais
"Além de todas as praias, Floripa ainda tem trilhas, morros, mirantes e duas lagoas, a da Conceição, maior e de água salobra, e a do Peri, no sul da ilha com água doce. 

Para quem busca um contato maior com a natureza, há em Florianópolis diversas cachoeiras para você conhecer. Entre as mais conhecidas estão a da Solidão, no sul da ilha, a da Costa da Lagoa, a do Peri e a do Poção, muito próxima do centro da cidade.

Isso sem mencionar as cachoeiras mais escondidas que só os nativos ou moradores de longa data conhecem. O fato é que cada um desses lugares também colabora com o título de ilha da magia". 

Cultura local 

"A cultura local é um dos pontos fortes para que Florianópolis seja conhecida como ilha da magia. O folclore daqui provém muito da cultura açoriana. 

Para quem quer aprender mais sobre a cultura local ao visitar Florianópolis, há alguns museus importantes na cidade. O mais famoso deles é o Museu Cruz e Sousa que fica no Palácio de mesmo nome. Ele foi construído em meados do século XVIII e serviu como casa de governadores até 1984. 

Recebeu esse nome em homenagem a um importante poeta catarinense e hoje abriga documentos históricos, mobiliário, esculturas, pinturas, fotografias, armamentos, entre outros". 

Vida noturna
"A vida noturna de Florianópolis costuma ser bem agitada para quem busca festas e eventos. As festas mais famosas ficam em Jurerê Internacional e incluem a Pacha, o P12 e o Café de la Musique, com shows e festas para quem gosta de música eletrônica, sertanejo, samba e outros ritmos". 

Caro leitor, a nossa próxima parada é Porto Alegre. 

Fonte: Black Pot


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190