finanças pessoais

Primeiro carro: como realizar uma boa compra

Colunista Adriano Pascotini dá dicas de cuidados para evitar imprevistos

Adriano Pascotini


Não é novidade que o povo brasileiro é conhecido por ser apaixonado por carros, tanto é que, esse fato já virou até mesmo campanha de marketing de uma famosa rede de postos de combustíveis. Assim, podemos imaginar que para a maioria dos brasileiros, a compra do primeiro carro representa um momento de grande realização pessoal.

Dicas para quem pretende alugar um imóvel residencial

No entanto, quem compra um carro deve ter uma série de cuidados, pois, alguns imprevistos podem acontecer e este momento tão sonhado pode virar um enorme pesadelo. É pensando nisso, que separei algumas dicas que você deve levar em consideração antes de realizar a compra do seu primeiro carro:


Foto: Pixabay 

Qual é momento certo para comprar um carro? Antes de qualquer coisa, você deve refletir se realmente precisa de um carro. Por mais que adquirir um automóvel represente comodidade e liberdade de locomoção, dependendo da sua rotina, pode ser que um carro não seja tão importante assim. Portanto, antes de comprar, coloque no papel os prós e contras e veja se realmente você precisa adquirir um veículo.

Você conhece todas as despesas de um carro? É preciso lembrar que, ao comprar um carro, você passará a ter um gasto alto com as despesas do mesmo, o que poderá prejudicar o seu orçamento mensal. Além da despesa com o combustível, existem ainda os gastos com os consertos, manutenções, seguro automotivo e IPVA. Por isso, antes de realizar a compra, faça um planejamento e veja se você conseguirá arcar com as despesas que terá com o seu veículo.

Os idosos e o mercado de consumo

Qual é o melhor modelo para você? Quando você for procurar por um carro, escolha um modelo que melhor se encaixa às suas necessidades. Lembre-se de ter em mente para qual finalidade você usará o carro. Saber se o veículo será utilizado para trabalhar, transportar a família ou viajar, irá ajudar você a tomar a melhor decisão sobre qual modelo comprar.

Qual compensa mais, um usado ou novo? Outra questão que deve ser levada em consideração é se vale mais a pena comprar um veículo novo ou um usado. Quem possui condições de comprar um veículo novo, conta com uma maior segurança e garantias mais extensas. No entanto, devido ao alto preço dos carros novos, é comum que muitas pessoas optem por comprar um carro usado, pois o valor acaba se tornando bem mais acessível.

É importante consultar um mecânico? Caso você escolha comprar um carro usado, procure levá-lo em um mecânico de confiança para verificar se o veículo se encontra em perfeitas condições. Um bom mecânico irá checar o alinhamento do carro, se existe alguma irregularidade na pintura, amassados ou se o carro já foi batido ou sofreu enchente. Levar o carro em um bom mecânico é a forma mais simples de evitar que você tenha futuros problemas e gastos com a manutenção do seu veículo.

Como começar o ano sem se endividar

Qual a importância de contratar um seguro? Ao comprar um carro, você deve saber que o mesmo sempre estará exposto aos perigos da rua, como é o caso dos furtos, roubos, acidentes e possíveis problemas mecânicos. Assim, contratar um seguro para o seu carro é a melhor forma de se proteger desses problemas indesejáveis e evitar que você tenha um maior prejuízo financeiro.

Portanto, você deverá seguir essas dicas antes de procurar um carro para comprar, pois, tomar tais cuidados é a forma mais simples de evitar que você venha a ter qualquer problema futuro com seu automóvel. Evite comprar um carro no impulso e lembre-se que, pesquisar e fazer um bom planejamento é essencial para você acertar na compra.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190