contatos Assine
finanças pessoais

Os cuidados na hora de realizar um empréstimo consignado

30 Agosto 2018 16:00:00

Colunista Adriano Pascotini fala sobre as vantagens e desvantagens da modalidade de empréstimo


Muito popular entre os brasileiros e bastante utilizado em períodos de crise econômica, o empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento do contratante, por meio da autorização prévia e expressa do cliente à Instituição Financeira. Essa modalidade de empréstimo pode ser contratada por aposentados, pensionistas, servidores públicos e pelos trabalhadores com carteira de trabalho assinada.

Bancarização do consumo: 72% dos brasileiros têm cartão de crédito

A principal vantagem desta modalidade de empréstimo é o valor de suas taxas, que são bem mais baixas que dos demais empréstimos disponíveis no mercado. Segundo o Banco Central, os juros dos empréstimos comuns podem chegar até a 22,2% ao mês, enquanto os juros dos empréstimos consignados variam de 1,22% a 6,27% ao mês.


Foto: Pixabay

Em decorrência dessa vantagem, os principais motivos que levam as pessoas a contratar um empréstimo consignado normalmente são: efetuar o pagamento de dívidas e sair da inadimplência; comprar e refinanciar imóveis e veículos; viajar; pagar despesas com a casa e com a saúde (como realizar reformas no lar ou procedimentos médicos de emergência).

A necessidade da educação financeira para jovens

Porém, é importante lembrar que por se tratar de uma dívida de longo prazo, o empréstimo consignado deve ser muito bem pensado e planejado. Assim, para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário que tenhamos cuidado com alguns pontos antes de realizar um consignado:

  1. Pesquise sobre as Instituições Financeiras e simule os valores: é importante pesquisar os valores e realizar simulações sobre os prazos e as taxas de juros cobrados pelas Instituições Financeiras em que você pretende contratar os serviços, para assim, ter a certeza de que você optou pela mais barata. Também é interessante pesquisar sobre como os outros consumidores avaliam estas empresas, optar por Instituições sérias pode evitar futuros problemas.
  2. Leia bem o contrato: Sempre é bom confirmar se os valores e as condições que estão no contrato, são as mesmas que foram combinadas. Caso surja alguma dúvida, peça para que o representante da Instituição às esclareça e não assine nada que não entenda ou não concorde.
  3. Cuidado com os limites do empréstimo consignado: segundo a Lei 13.172, de 2015, o valor das parcelas do consignado que você contratar não pode ser maior do que 35% do valor do seu salário. Vale ressaltar que 5% deste valor é exclusivo para as despesas e saques feitas com o cartão de créditos. Assim, caso o valor descontado pela empresa ultrapasse esta margem, procure os Procon de sua cidade para resolver essa situação.
  4. Contrate apenas o valor necessário: é importante que você tenha ciência de que o empréstimo comprometerá o seu orçamento pessoal, por isso, mesmo que a oferta seja "tentadora" é interessante que você contrate apenas o valor que precisa.
  5. Confira se o valor da parcela não prejudicará seu orçamento: como o valor das parcelas do consignado será descontado diretamente do seu salário, é necessário que você avalie se terá condições de ficar sem aquele valor todo o mês. Este tipo de planejamento evita que você venha a contrair novas dívidas.
  6. Não faça empréstimo para ajudar os outros: uma das dicas mais importantes quando o assunto é empréstimo consignado é essa, pois, sabemos que muitas vezes os parentes próximos ou amigos acabam precisando de uma ajuda financeira. Porém, caso estes não consigam honrar com o compromisso, é importante lembrar que as parcelas das dívidas estarão sendo descontadas diretamente do seu salário. Desta forma, quem poderá acabar saindo endividado dessa história é você.

Portanto, é importante levar em conta que o valor das parcelas do empréstimo consignado é descontado diretamente do seu salário ou aposentadoria, e assim, é essencial que você avalie seu orçamento familiar e se será possível ficar sem aquela quantia todo mês. Lembre-se, fazer um bom planejamento é essencial antes de realizar qualquer tipo de empréstimo.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249