finanças pessoais

O empreendedorismo feminino: desafios na atualidade

Colunista Fernanda Jaeger fala sobre as características necessárias para empreender


Cada vez mais se fala sobre o empreendedorismo como uma alternativa significativa no mundo dos negócios frente à realidade contemporânea. Há inclusive um uso bastante banalizado em relação a essa expressão. Mas o que significa efetivamente empreender? Todos têm características compatíveis com essa forma de negócio? Como as mulheres se inserem no cenário?   

Ter o próprio negócio é o um dos principais sonhos da população brasileira, de acordo com a pesquisa desenvolvida pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor). A atividade profissional é reconhecida como sendo algo positivo, na medida em que promove transformações em nossa sociedade, bem como na economia do país. Mas os desafios são imensos para aqueles que se aventuram em idealizar, coordenar e colocar em prática um novo projeto, pois é necessário lidar com um cenário econômico desfavorável, com o custo elevado para abertura de um novo negócio, instalação e capital de giro, dificuldades de capacitação profissional entre muitos outros fatores.


Foto: Pixabay 

O número de mulheres que cada vez mais se aventuram no mundo dos negócios tem aumentado a cada ano. Estima-se que, atualmente, metade dos negócios que são inaugurados são liderados por elas. Estima-se que existam em torno de 24 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil.

Para empreender, no entanto, é primordial o desenvolvimento de habilidades para que o negócio tenha sucesso. Dentre estas características as que mais se destacam são:

  • Liderança
  • Sensibilidade
  • Capacidade de resolução de conflitos
  • Persistência e resiliência
  • Boa capacidade analítica
  • Flexibilidade
  • Tomada de decisão
  • Pensamento estratégico

Acredita-se que o empreendedorismo seja capaz de movimentar e transformar a realidade e as pessoas. Mais do que uma conquista social para as mulheres, ele é capaz de trazer realização e, ao mesmo tempo, o crescimento e independência financeira almejada.

As mulheres estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios de modo efetivo. Um exemplo de inserção das mulheres neste cenário é a possibilidade de trabalhar com startups, um modelo de empresa que vem crescendo muito nos últimos anos. Essas empresas que, cada vez mais tem sido criadas para atender este contexto desconhecido e, muitas vezes, incerto. Muitas mulheres estão inseridas nestas empresas jovens que desejam inovar e construir um modelo de negócio escalável e que possa ser replicado. Empreender pode ser uma tarefa desafiadora e exigente, mas quando realizada com motivação, foco e determinação pode ser muito gratificante.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190