contatos Assine
finanças pessoais

Dicas para quem pretende alugar um imóvel residencial

Colunsita Adriano Pascotini fala sobre a procura um imóvel para morar

Adriano Pascotini


Mais um ano inicia-se e com ele, muitas pessoas acabam se mudando para Santa Maria com a intenção de estudar em alguma das instituições de ensino de nossa cidade. Além dos futuros estudantes, existe ainda um grande número de pessoas que não possuem casa e própria e acabam tendo que procurar um imóvel para morar.

Como começar o ano sem se endividar

Assim, quem pretende alugar um imóvel pode achar que se trata de uma tarefa simples, no entanto, são vários os cuidados que o inquilino deve ter antes de assinar o contrato de aluguel. Desta forma, para que você não tenha nenhum problema com o imóvel que pretende alugar, é importante ficar atento nas dicas a seguir:


Foto: Pixabay 

Faça uma boa pesquisa: a primeira coisa que você deve fazer antes de alugar um imóvel é realizar uma boa pesquisa sobre ele. Procure saber se a região onde o imóvel se encontra é boa para residir, se o mesmo está em boas condições e se, o valor total do aluguel e das despesas se encaixam dentro do seu orçamento. 

Realize uma Vistoria no imóvel: também é importante que antes de alugar o imóvel, você avalie com cuidado qual a situação em que o mesmo se encontra e faça um termo de vistoria por escrito identificando quais os problemas que o local possui. Somente desta forma, você conseguirá evitar possíveis problemas na hora de entregar o imóvel. 

Fique atento às cláusulas do contrato: ao alugar um imóvel, é fundamental que a negociação seja feita por meio de um contrato, onde você deverá prestar bastante atenção nas suas cláusulas. Dentre as principais observações que deverão constar no contrato estão: o valor do aluguel juntamente com o índice de reajuste anual do mesmo, o prazo de duração da locação, o valor da multa por atraso e dos juros e, as despesas como as taxas de água, luz, IPTU e condomínio, que geralmente ficam por conta do inquilino.  

Por último, lembre-se de guardar uma cópia do contrato e dos demais recibos de pagamentos de aluguel e de taxas que você pagou ao longo do tempo, assim, você conseguirá proteger-se de qualquer tipo de cobrança indevida por parte do proprietário do imóvel.

Os idosos e o mercado de consumo

Saiba quais garantias podem ser solicitadas: é comum que muitos proprietários solicitem que você ofereça alguma garantia para locar o imóvel. Neste caso, é importante observar que existem apenas três garantias que o poderão ser solicitadas a você, que são: o caução, um fiador e o seguro fiança. 

Entenda como funciona a rescisão do contrato: você poderá deixar o imóvel antes do prazo, desde que pague a multa prevista no contrato, que geralmente é o valor correspondente a três meses de aluguel. No entanto, devemos observar que, a multa deverá ser proporcional ao tempo restante da locação. Por exemplo, digamos que você, em um contrato de 30 meses de aluguel, cumpra apenas 20 meses e queira devolver o imóvel. Neste caso, o proprietário só poderá cobrar a multa do período proporcional, ou seja, dos 10 meses faltantes pra o termino do contrato. Em outras palavras, ao invés de pagar três meses de aluguel, você só irá pagar o valor de correspondente a um mês. 

Conheça quais são as suas obrigações na hora de entregar o imóvel: ao entregar o imóvel, você deverá devolver o local da mesma forma que o recebeu, sem realizar qualquer tipo de dano ou modificação na estrutura do imóvel. É por este motivo que geralmente, as imobiliárias e os locadores solicitam que as paredes do imóvel sejam pintadas, o que é perfeitamente normal neste tipo de contrato. É importante lembrar também que, ao desocupar o imóvel, você deverá solicitar à imobiliária ou ao proprietário, o comprovante de quitação e entregar as chaves do local. 

Portanto, fique atento a estas dicas na hora em que for procurar um local para morar e, não se esqueça de escolher o imóvel que melhor se encaixa tanto às suas necessidades quanto ao seu orçamento. Por último, caso ocorra qualquer problema, lembre-se que a melhor saída é sempre procurar a ajuda de um profissional da área jurídica para melhor orientá-lo.  


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190