contatos Assine
finanças pessoais

Como começar o ano sem se endividar

21 Dezembro 2018 15:03:00

Colunista Adriano Pascotini dá 4 dicas para você entrar 2019 com as contas equilibradas (e assim permanecer)


Dezembro chegou, faltam poucos dias para terminar o ano, e a maioria das pessoas ainda não conseguiu organizar a sua vida financeira. Se você é uma dessas pessoas não se assuste, pois, essa situação é comum entre a maioria dos brasileiros que ganham pouco, gastam muito e, consequentemente, acabam endividados.

No entanto, um novo ano se aproxima e com ele, surge uma nova chance de mudar esse costume e começar a reorganizar as suas finanças. É pensando nisso, que darei algumas dicas importantes para você começar o próximo ano sem se endividar.

Gaste menos no fim do ano - Para tentar começar o ano que está por vir em uma situação financeira melhor, é importante acabar este ano sem contrair dívidas novas. Por isso, o ideal é fazer as compras de Natal e de final de ano à vista, buscando comprar presentes que caibam dentro do seu orçamento. Em outras palavras, evite gastos supérfluos com os presentes de Natal e com as ceias de final de ano.

Coloque suas contas em dia - No final do ano, muitas pessoas recebem bônus, gratificações e o 13º salário. Se esse for o seu caso, é fundamental aproveitar esse dinheiro extra para pagar suas dívidas. Caso você não possua dívidas, é interessante usar esse dinheiro para pagar as despesas que estão por vir no começo do ano, como IPTU, IPVA e materiais escolares. Em outras palavras, é importante que utilizar esse dinheiro para começar o ano colocando as suas despesas em dia.

Cuidado com viagens e férias - É normal que a maioria das pessoas queira aproveitar as férias para viajar e se divertir com os amigos e a família. No entanto, é importante que antes de querer viajar, você faça um planejamento e avalie se a viagem é compatível com a sua atual situação econômica. Caso contrário, é melhor começar a se organizar para viajar somente no outro ano, quando tiver condições para isso sem comprometer o seu orçamento.

Planeje e corte os gastos desnecessários _ Fazer um planejamento financeiro e organizar as finanças é o primeiro passo para quem quer começar um ano melhor. Coloque no papel todas as suas despesas e estipule o que de fato é prioridade e o que não lhe fará falta no dia a dia. Somente assim, será possível identificar quais são os gastos desnecessários e cortá-los, evitando assim, o desperdício do seu dinheiro.

Portanto, para começar um ano sem se endividar e colocando as contas em dia, é fundamental que você tenha disciplina, sabendo cortar os gastos desnecessários e estipulando o que é de fato prioridade. Só assim, será possível começar um novo ano, com uma situação financeira nova. 



fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249