contatos Assine
finanças pessoais

4 dicas para compras de final de ano

14 Dezembro 2018 11:19:00

Colunista Giovanna Lara fala sobre o planejamento dos gastos com as festividades natalinas

Giovanna Lara


Com a chegada do fim do ano, as festas natalinas se aproximam, e como pudemos observar durante todo o ano de 2018, sempre houve uma grande preocupação em relação à finanças, o que tornou o consumidor mais cauteloso.

Dicas para sair do cheque especial

Essa cautela deve seguir durante as compras de natal, evitando arrependimentos e gastos além do orçamento. Para isso, separamos algumas dicas importantes que devem ser lembradas no momento de efetuar as compras, e planejar seus gastos com as festividades natalinas.

  1. AMIGO SECRETO: O amigo secreto é uma ótima ferramenta para que todos possam dar e receber presentes, sem que pra isso precisse gastar muito dinheiro, já que pode ser atribuido um valor máximo ao presente, oq eu dependerá do orçamento dispónivel do grupo.
  2. COMPRAS ONLINE: O comércio online possibilita que você tenha acesso a diversos produtos e preços sem ter que sair de casa, o que é uma grande vantagem frente a procura por presentes nas lojas físicas. Além disso, os preços no e-commerce normalmente são bem mais acessíveis do que os que encontramos nas lojas físicas. Outra importante vantagem é o direito de arrependimento, que é exclusivo à compras à distância (online, telefone, catálogo), em que o consumidor pode devolver o produto em um prazo de 7 dias após o recebimento, imotivadamente, não necessitando que o produto apresente defeito, como nos casos de compras feitas na loja física.
  3. ANTECEDÊNCIA: É muito importante se planejar e ir as compras com antecedência, já que quanto mais perto do Natal, mais elevados são os preços. Além disso, sem tempo para procurar os produtos desejados, e com pressa para finalizar as compras, é muito provável que o consumidor acabe comprando por impulso, sem analisar corretamente o produto que está comprando, o que gera um grande estresse posteriormente.
  4. PLANEJAMENTO: Para que você não comece o ano endividado, ou se já se encontra nessa situação, é importante que você limite os seus gastos, sempre pensando nas contas que virão em janeiro, como IPTU, IPVA, matrícula escolar e etc.


Foto: Pixabay 

Sempre esteja atento às propagandas enganosas para que não compre impulsivamente. Fazer uma lista com as compras necessárias ajuda a evitar o descontrole, se esta for seguida a risca, não comprando produtos que não estiverem nela. As festividaes natalinas trazem um gasto a mais, mas com cautela, atenção e planejamento, é possível ter um Natal excelente, mesmo gastando pouco.

Boas Festas!

fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249