Novo nicho

Farmácias gaúchas já podem vender até brinquedos e alimentos

Decisão judicial favorável a sindicato abre possibilidades já existentes em outros estados do país

Deni Zolin

Foto: Rafael Favero (Diário)

Mais de 2 mil farmácias gaúchas já têm autorização para vender itens que os consumidores não estão acostumados a ver nesse tipo de segmento, como brinquedos, alimentos, chinelos, sorvetes e pilhas. Isso será possível porque, com a vitória da ação movida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado (Sinprofar/RS) na Justiça Federal da 1ª Região (DF), o setor encerra uma polêmica que há anos restringia as possibilidades de crescimento, especialmente de redes e farmácias de menor porte.

No Estado, Santa Maria é a 29ª que gerou mais empregos no semestre

Até então, as farmácias gaúchas eram limitadas a vender medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e afins porque a Anvisa tentava barrar a venda de outros tipos de produtos, que já eram comercializados em farmácias de outros Estados, como Santa Catarina e Paraná. A decisão beneficiará cerca de 2 mil farmácias associadas ao Sinprofar no Estado. Em Santa Maria, já há venda desses produtos, mas a farmácia não quis se manifestar.

Para as empresas, explica Sandro Bentz de Oliveira, assessor jurídico do sindicato, uma das vantagens é poder ter nas prateleiras novas opções para incrementar o faturamento e atender o consumidor.

Nova filial de farmácia deve abrir nesta segunda-feira

No caso de pequenas e médias empresas, haverá ganho extra. Como grandes redes do setor já asseguravam esse direito por meio de liminares próprias, varejistas de menor porte acabavam alijados dessa possibilidade:

- Muitos temiam ser multados, e realmente eram, até por vender barra de cereal ou caixinha de chá. Não creio que no Estado vá se tornar comum até a venda de arroz, como ocorre em outros Estados, mas o consumidor em breve perceberá essa diversificação nas farmácias.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190