cultura

Um mês de Peitaço!

Na coluna deste domingo, Deborah Rosa reflete sobre o primeiro encontro de mulheres artistas do Rio Grande do Sul

18.398


O primeiro Peitaço da Composição Regional aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de julho e reuniu 40 mulheres musicistas, intérpretes, compositoras melodistas, poetisas convidadas para um final de semana de imersão na Fazenda São Francisco do Pinhal, em Val de Serra, em Júlio de Castilhos. 

Um marco na história da Arte Feminina Gaúcha que tive a oportunidade de presenciar.

Um momento de encontro de diferentes gerações, - realidades, escolas e vivências musicais - criado e idealizado pela cantora e jornalista Shana Mullher. Com o objetivo de incentivar a composição, a cantora abriu as portas de sua casa para um acampamento lindo. Mulheres gaúchas de todos os cantos do Rio Grande numa integração rica, acolhendo mães e filhos, compartilhando conhecimentos e relatos de vivências de campo.

Inspiração pura! Um cenário incrível, uma programação pensada, planejada e dirigida. Uma oportunidade de aproximar as participantes com a lida campeira, material de inspiração para muitas canções. Três dias de imersão, oficinas e palestras, além do prazer de conhecer e estar perto de grandes cantoras como Oristela Alves, Fátima Gimenez e Nair Terezinha, pioneiras nos Festivais de música Nativista. 

Segundo Shana Müller, coordenadora do evento, "É possível contar nos dedos as compositoras mulheres que historicamente fizeram ou fazem parte desse universo. Mesmo sem saber exatamente como, percebi que esse era um campo a ser incentivado. Eu mesma já me aventurei na poesia, sem êxito. Assim como eu, muitas gurias devem ter tentado", revela. "O que nos falta: técnica, conhecimento, subsídio, incentivo, parceria, sororidade? Foi a partir destas reflexões que surgiu o PEITAÇO, um encontro musical de mulheres para exercitar a composição na música regional do sul do Brasil".

Neste primeiro ano o evento foi restrito a convidadas. A cada ano um tema será escolhido como inspiração e uma Artista será Homenageada. 

Foto: Débora Lemos (Divulgação)

O resultado deste primeiro encontro foram canções e poemas ricos que foram apresentados e registrados. Além de uma grande rede de mulheres fortes, provocadas e focadas. Um mês depois se consolida como uma preciosa rede de novas amizades, incentivo, produção e compartilhamento de conteúdo e prestígio dos trabalhos.

Movimento lindo, que já está ganhando espaço e admiradores. Que possamos aproveitar essa iniciativa e fazer fluir novas composições. Os Festivais estão aí, cada vez mais expressivos na presença feminina, e isso nos enche de orgulho.

Firmes nesta união, meninas! VIDA longa ao Peitaço!


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190