contatos Assine
coluna: cultura

ABAV, uma nova associação!

06 Abril 2018 15:50:00

Colunista comemora nova entidade e traz informações sobre exposição Panoramas


Durante muito tempo, transitei no mundo das artes visuais em Santa Maria. Lá pelos anos 80, ainda eram Artes Plásticas. Filha de mãe artista, tive a oportunidade de conviver com vários expoentes da arte no Estado da época - Claudio Carriconde, Titi Roth, Deja Rosa, Wagner Dotto, Marisa Carpes, Edemur Casanova -, assim como acompanhar a caminhada de vários que hoje estão com seus trabalhos firmados no cenário. Muitos assessorei, produzi e divulguei. Cada passo dado uma vitória! Exposição, projeção!

Sempre acreditei que a união ainda é a melhor forma de compartilhar e projetar artistas a novas histórias e vivências. Tive a oportunidade de presenciar a criação da Associação dos Artista Plásticos de Santa Maria, ainda atuante.

Me enchi de entusiasmo com a nova associação, por isso, caros leitores, lhes apresento a ABAV.

Uma nova associação surge! E aí está.

Associação Brasileira de Artistas surge com o intuito de valorizar e minimizar a distância entre o público e a arte, propiciando novos diálogos em relação ao que está sendo produzido atualmente e na recepção desta produção. Criando através de suas atuações, um espaço democrático que possibilita a resistência da arte na contemporaneidade, reunindo artistas visuais residentes em todo o território nacional, imbuídos no fomento e na visibilidade das ações de seus membros.

Sendo assim, a exposição ABAV: Panoramas traz ao público uma ampla visão acerca da criação corrente de nomes expressivos no cenário artístico brasileiro. Buscando destacar também os papéis que cada um de nós pode desempenhar como autores e leitores, enfatizando que o significado é contingente no mundo interconectado de hoje. A multiplicidade de sentidos análogos às obras reverbera em uma variedade de linguagens, poéticas e temáticas, retratando a pluralidade da pesquisa de cada artista. A ABAV celebra esta dinâmica ao instigar aproximações com estes universos tão singulares, apresentando em sua exposição obras recentes que refletem a profusão da produção artística contemporânea no Brasil.

A exposição Panoramas tem curadoria de Stéfani Agostini, reúne 37 artistas de todo Brasil, expoentes do cenário artístico de cidades como Santa Maria, Bagé, Porto Alegre, Encantado, Agudo, Pelotas, bem como artistas provenientes de diferentes Estados, como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, entre tantas outras localidades, com obras produzidas entre 2017 e 2018. Escultura, gravura, pintura, fotografia, vídeo-arte, entre tantas outras linguagens, estão em exposição na Sala Jeanine Vieiro, no Masm até 27 de abril. 


A exposição

  • O quê _ Exposição Panoramas, com visitação gratuita até 27 de abril
  • Onde _ No Museu de Arte de Santa Maria (Av. Presidente Vargas, 1400) 

Foto: Arquivo Pessoal
Artistas que integram a exposição Panoramas

Um dos artistas que integram a associação traz o seu depoimento:
"Com alegria se recebe a notícia da abertura de trabalhos da ABAV. Acredito na arte como forma dinâmica de entrosamento e comunhão entre os seus artífices bem antes de, pensar em "publico" a ser atingido. As múltiplas e latentes formas em que a arte se tem manifestado em nossa contemporaneidade se fazem presente em sua exposição inaugural - do desenho ao vídeo-arte - arte para todos "os gostos", para as mais diversas maneiras de experimentação, fruição e entendimento desta contemporaneidade. O que, confesso, mais chamou minha atenção e motivo de grande alegria - constatar que estavam ali nas paredes do museu (sim temos um museu!...quem não o conhece que o faça!), grandes nomes que pautaram suas vidas e fazeres na construção de caminhos e resistências que fazem chegar hoje, uma novíssima geração de artistas e pensamentos! E, nos mais diversos caminhos a certeza que em nossa cidade caminhamos sempre em frente acreditando na arte! Que "PANORAMAS" seja um embrião, pontapé inicial de muita coisa boa e de qualidade."

Luciano Santos

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249