A pré-candidatura de Luciano Guerra à prefeitura de Santa Maria teve, ontem, um encontro virtual com os dois principais nomes do PT da cidade: os deputados Paulo Pimenta (federal) e Valdeci Oliveira (estadual).
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Guerra tem, nas últimas semanas, apostado em trazer nomes de peso da sigla em âmbitos estadual e nacional para que se somem na construção do plano de governo dele. Tanto que, na semana passada, ele conversou com a ex-presidente Dilma Rousseff e com o ex-ministro do MEC, Fernando Haddad. No último sábado, por exemplo, ele fez uma live com o senador Paulo Paim, também petista.
Agora, ontem, ele tratou com Valdeci e Pimenta de temas relacionados à mobilidade urbana e infraestrutura. Guerra sinalizou que, caso eleito no pleito, trabalhará para viabilizar projetos nessas duas áreas.
Guerra disse que é preciso, a partir do próximo ano, construir uma mobilização coletiva e pluripartidária em defesa da realização de novas obras estratégicas. Ele falou da importância de duplicação de trechos urbanos que registram alto trânsito de veículos e pedestres, como na BR-392, entre o Trevo da Uglione e a BR-290; na BR-158, entre o Trevo dos Quartéis e o acesso à Cohab Tancredo Neves; e na RSC-287, entre Santa Maria e o Trevo do Santuário (no acesso à Quarta Colônia) e no trecho da chamada Faixa Nova de Camobi.
SETOR ESPECÍFICO
Guerra sinalizou que, se sair vencedor do pleito, será criado no governo dele um setor "dedicado à elaboração de projetos, que conte com a atuação de pessoas capacitadas nessa demanda". E acrescentou:
- Hoje, se faz o inverso: primeiro se pede o recurso em Brasília e, depois, se corre atrás do projeto. Só que, às vezes, o projeto não sai, e todos perdem com isso. É pé no chão e projeto na mão. Vou, inclusive, chamar os vereadores de todos os partidos para nos ajudarem na busca de recursos.