Temos tantas oportunidades no decorrer dos nossos dias para cuidar daqueles que nos cuidam, que descreveria várias páginas aqui elencando como poderíamos melhorar a nós mesmos e às pessoas que passam pelas nossas vidas. Em casa, desde a hora que você acorda e sai, até a hora que retorna, quantas oportunidades temos de cuidar dos nossos e expressar de alguma forma que também precisamos ser cuidados.
Qual o filho que não gosta de um carinho? Você já experimentou deitar a sua cabeça no colo dos seus filhos e fazer exatamente como eles fazem com a gente, pedindo carinho nas costas ou no rosto? Faça isso, além de educar filhos empáticos, você estará ensinando que amor em forma de cuidado é necessário em todas as idades e, independe da hierarquia familiar.
Depois me conte como seus filhos reagiram diante de algo que deveria ser normal, mas que muitas vezes não acontece. E, sim, devemos expressar que também precisamos ser cuidados. Daí o jeito que você vai cuidar, dependerá de você, seja preparando uma refeição e/ou pedindo que alguém prepare pra você, seja escrevendo um bilhetinho e demonstrando que também adoraria receber um...
Tem horas que o óbvio precisa, sim, ser dito e explicado, escrito, rabiscado, desenhado, dançado, cantado, encenado... A empatia nasce na educação que você recebe e/ou promove a alguém, vem do exemplo, e sempre é tempo de convidar as pessoas para despertarem o que há de melhor em si.
É tão gratificante você acompanhar o desenvolvimento das crianças, experimentando em seus modos de brincar, o que é certo e quais os seu limites comportamentais que, se dedicássemos um pouquinho mais do nosso tempo, para expressar o quanto nos orgulhamos deles e o quanto podemos melhorar enquanto família, com certeza, não precisaríamos clamar por afeto.
Quando mostramos para os nossos, além das nossas fortalezas, as nossas fragilidades, estamos apresentando uma vida que é real e que é vivida de verdade. Seja verdadeiro, expresse o que lhe agrada e o que você sente falta. A vida lá fora dependerá também do treino que você fizer todos os dias dentro da sua casa, corrigindo o que precisa e enaltecendo o que é plausível. Seus filhos não precisam de super-heróis fictícios, seus filhos precisam de você que vive um dia de cada vez e faz dos pequenos momentos simples, oportunidades grandiosas para criar memórias afetivas felizes com quem te considera o seu herói favorito.
Vamos nos cuidar? Vamos expressar que também precisamos de colo dos nossos filhos? Vamos ser de verdade? A admiração vem da construção das vivências reais e cotidianas que permitimos acontecer, resgatando e repetindo o que é correto e consertando e readequando o que pode melhorar. Sempre é tempo de melhorar um pouquinho o que habita em nós.
Desejo que o amor faça morada em sua vida!!!!!