Vereador temporário na Câmara de Santa Maria, Francis Teixeira (Progressistas) apresentou uma sugestão e que foi acatada pela Mesa Diretora: a criação de um banco de ideias do Legislativo. Por unanimidade, o projeto de resolução foi aprovado na sessão da última quinta-feira (14).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na defesa da iniciativa, ele disse que proposta semelhante já existe em outras cidades do país, como Curitiba e Joinville, e a plataforma será criada dentro do portal da própria Câmara.
Por meio da ferramenta, a sociedade pode sugerir projetos e até soluções para problemas de Santa Maria “que por vezes, como vereadores, não conseguimos enxergar”, detalhou Francis, que ocupa o lugar do vereador Pablo Pacheco (Progressistas) até o dia 25 durante o afastamento do titular.
“É uma maneira de dar voz para as pessoas”, afirmou ele, ressaltando que a iniciativa poderá contribuir para uma maior pluralidade de propostas e, como consequência, a ampliação de políticas públicas em benefício de diferentes segmentos da cidade. Para o banco de ideias funcionar e se tornar efetivo, o vereador destacou que é preciso a divulgação e o engajamento da população via escolas e universidades, por exemplo.
É uma iniciativa que tem mérito, especialmente se funcionar na prática, que é o desafio.
Leia mais:
- Tribunal de Contas disponibiliza plataforma para acompanhar recursos destinados à recuperação do Estado
- A dois meses do fim do mandato, Pozzobom afirma: “Em momentos de dificuldades, eu saí maior, porque eu não me escondo”
- Orçamento de Santa Maria para 2025 é de R$ 1,45 bilhão; confira em detalhes