STF dá aval para pagamento de emendas parlamentares pelo governo

Pelo menos por enquanto o impasse entre Congresso, governo e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pagamento das emendas parlamentares parece estar solucionado. Isso porque a maioria do STF deu aval para o Palácio do Planalto pagá-las depois que o ministro Flávio Dino suspendeu a liberação devido à falta de transparência na aplicação dos recursos, entre outros critérios.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Por unanimidade, o Supremo homologou o plano de trabalho para aumentar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares ao Orçamento da União. A medida foi elaborada em conjunto pelos poderes Legislativo e Executivo.

 
Fora da decisão da Corte

A decisão do STF, contudo, impôs limitações. Confira as emendas que ficam fora da deliberação:

  • Emendas específicas para organizações não governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor que foram alvo de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU);
  • Recursos para a saúde que não estão regularizados em contas bancárias específicas e emendas de bancada;

Emendas de bancada e de comissão que não foram convalidadas em atas das comissões e que estejam sem identificação do parlamentar.


*Com informações da Agência Brasil.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

Um assunto deve predominar na sessão da Câmara desta quinta-feira; saiba qual é Anterior

Um assunto deve predominar na sessão da Câmara desta quinta-feira; saiba qual é

Pesquisa avalia governo Leite e testa nomes para sucessor Próximo

Pesquisa avalia governo Leite e testa nomes para sucessor

Jaqueline Silveira