O Partido dos Trabalhadores (PT) se encaminha para uma semana decisiva com a escolha dos futuros dirigentes para comandar o partido no pleito de 2026. O Processo de Eleição Direta (PED) da sigla ocorrerá no próximo domingo e os filiados aptos poderão participar da escolha.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em Santa Maria, três nomes disputam a presidência do PT: os vereadores Marina Callegaro e Sidi Cardoso e o estudante Luiz Boneti. A votação ocorrerá, das 9h às 17h, em diversos locais da cidade. Apoiado pelos deputados Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira, o vereador Sidi é o favorito.
Já em nível estadual, seis nomes disputam a presidência. Entre eles, o deputado Valdeci, apontado como favorito para se eleger pelo apoio construído – com deputados estaduais e federais e quatro correntes internas – em prol de sua candidatura. No caso da eleição no Estado, poderá ocorrer 2º turno.
Processo eleitoral petista
Os candidatos
Confira os concorrentes à presidência do PT para eleição do próximo domingo nos níveis municipal e estadual
Em Santa Maria
- Luiz Boneti
- Marina Callegaro
- Sidi Cardoso
No Estado
- Júlio Quadros
- Marcelo Carlini
- Sofia Cavedon
- Stela Farias
- Tiago Braga
- Valdeci Oliveira