
Foto: Arquivo Pessoal
Cansado de esperar por uma resposta do Executivo de São Gabriel diante do risco iminente de acidentes devido aos cavalos soltos no bairro onde mora, o Jardim Europa, e onde, além dos veículos, circulam muitos entregadores de motocicleta, o aposentado Ricardo Gomes fez um protesto inusitado, na última quarta-feira (5).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ele, que é advogado, deixou na porta do Palácio Plácido de Castro, sede da prefeitura da Terra dos Marechais, um saco com esterco de cavalo após tentativas, inclusive via WhatsApp e Instagram, de ter uma resposta ou uma medida da administração municipal sobre a situação preocupante. Em seu perfil nas redes sociais (@ricardocafanhagomes) ele publicou o vídeo que mostra o momento.
“O problema são os acidentes, o cocô não é o problema, eu limpo do meu jardim”, afirmou ele, frisando que tentou de “várias formas” pedir providência da prefeitura para evitar uma ocorrência mais grave no bairro, que abriga cerca de 200 residências. “E são muitos relatos parecidos com meu. Mas as pessoas têm receio de protestar, eu imagino”, ressaltou o advogado, acrescentando que muitos dos cavalos estão malcuidados.

Se no Executivo, o protesto não teve o efeito esperado, na Câmara, fez eco. Na sessão de quinta-feira, o presidente do Legislativo, Elson Teixeira (PDT), expôs “a indignação do cidadão” e reforçou o perigo que os cavalos soltos oferecem e pediu providências também ao Executivo. “É um protesto de morador indignado”, afirmou Gomes à coluna, enfatizando que não tem filiação partidária. Além da Câmara, o fato repercutiu nas redes sociais.
Procurada pela coluna, a chefia de Gabinete da prefeitura enviou uma nota informando que segue “rigorosamente o Código de Posturas do município” em relação a animais soltos nas vias públicas. Ressaltou que, sempre que identificados, são apreendidos. “E os proprietários são devidamente notificados e multados, conforme o caso e as circunstâncias previstas em lei”, acrescentou outro trecho.
Quanto ao protesto, a nota pontua:
"A Prefeitura de São Gabriel informa que segue rigorosamente o que determina o Código de Posturas do Município em relação à presença de animais soltos em vias públicas. Sempre que identificados, os cavalos são apreendidos, e os proprietários são devidamente notificados e multados, conforme o caso e as circunstâncias previstas em lei.
O serviço de recolhimento e manejo desses animais é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que atua de forma contínua.
Em relação ao protesto realizado, a administração municipal reconhece e respeita o direito de todo cidadão à livre manifestação e ao protesto, desde que exercido dentro da Lei e de maneira civilizada e responsável, que não foi o caso, razão pela qual foi registrado Boletim de Ocorrência para apuração da conduta que em nada contribui para o diálogo construtivo com o poder público."
Leia mais: