
Foto: Rodrigo Savedra (Divulgação)
Ex-candidato ao governo do Estado nas eleições de 2022, Onyx Lorenzoni assinou ficha, na segunda-feira (16), no Progressistas. Nome muito próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro e o primeiro a cogitar o nome do capitão para comandar o país, o ex-ministro teria ficado descontente com o tratamento recebido pelo PL recentemente e aceitou o convite do Progressistas. Onyx, que passou os últimos anos em Portugal fazendo uma pós-graduação em Gestão Pública, foi preterido para concorrer ao governo do Estado. O escolhido por Bolsonaro é o deputado Luciano Zucco e o anúncio, na última quarta-feira, teria ocorrido após uma conversa do ex-ministro com a cúpula do PL e o aval para a troca de sigla.
O Progressistas pretende lançar Onyx a deputado federal para reforçar a bancada em Brasília e, ao mesmo tempo, ampliar a direita conservadora. Toda a cúpula do partido, liderada pelo presidente Covatti Filho, prestigiou a filiação. O ex-ministro disse que a sigla defende os mesmos princípios que ele.
– Eu mantenho sempre o mesmo lado há 30 anos. Eu defendo os princípios e valores conservadores quando não era moda. O Progressistas, junto com a União Progressista (federação), tem um estrutura no Estado muito grande. Eu buscava uma família partidária que me desse condições e tranquilidade para trabalhar politicamente – afirmou Onyx, frisando que Bolsonaro “autorizou” sua saída.