
Foto: Reprodução
A Câmara de Vereadores de Santa Maria fez, na manhã desta terça-feira (18), a última reunião da Comissão Representativa no recesso, que se encerra nesta quarta-feira (19). Na quinta-feira (20), as sessões plenárias serão retomadas, a partir das 15h. Na terça, foram aprovadas duas autorizações de viagens. Os vereadores João Ricardo Vargas (PL), Coronel Vargas, e Tubias Callil (PL) solicitaram autorização para ir a Brasília, de quarta a sexta-feira (21), para tratar da captação de emendas para Santa Maria em agendas com os deputados Luciano Zucco e Giovani Cherini, ambos do PL. A dupla terá, ainda, uma reunião com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Já o pedetista Luiz Fernando Lemos teve a aprovação de agenda em Porto Alegre, na próxima segunda-feira (24), onde se reunirá com o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) para tratar também de emendas para a cidade e também com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella.
Balanço
Já Sidi Cardoso (PT) fez um balanço de sua viagem à Capital Federal, na última semana. Disse que há um esforço entre prefeitura e governo federal na tramitação dos processos e, como consequência, a liberação de recursos para reconstrução de pontes e estradas em Santa Maria. Ele acrescentou que teve duas reuniões na Defesa Civil Nacional e pediu agilidade na aprovação dos projetos. Há, segundo ele, 27 planos de trabalho sobre a reconstrução em Santa Maria com R$ 12,4 milhões aprovados. Já para a recuperação da Estrada do Perau, com a apresentação do projeto complementar pela prefeitura, serão R$ 15,9 milhões no total.
Privatização
Entre os pronunciamentos, o veterano Sergio Cechin (Progressistas), que retornou à Casa, defendeu a privatização do Cemitério Ecumênico Municipal, a exemplos dos cemitérios São José e Santa Rita, ambos na Faixa Velha de Camobi. A manifestação do parlamentar ocorre em virtude de a prefeitura anunciar que não há mais lotes para vender nos cemitérios públicos.
– Como vai ser resolvida (a situação)? Vai se resolvido conforme os demais cemitérios, que hoje são privatizados. Estamos atrasados nesse sentido – afirmou Cechin.
Pedágio
Já o vereador Marcelo Bisogno (UB) focou seu pronunciamento em críticas à Rota de Santa Maria pela cobrança de pedágio na praça do distrito de Palma, uma vez que a cidade será a última a ser beneficiada com a duplicação da RSC-287. E também argumentou que a nova ponte sobre o Arroio Grande não foi, ainda, construída. Ele ingressou uma ação pedindo a suspensão da cobrança, que ainda não foi julgada.
– Estamos pagando pedágio para fazer obras em Santa Cruz – afirmou ele