Nos bastidores, a relação entre a direção do PL de Santa Maria e alguns membros não seria das melhores. O motivo é o fato de alguns integrantes do partido desejarem participar do governo Rodrigo Decimo (PSDB). O PL fez um apoio discreto no 2º turno ao tucano, uma vez que, do outro lado estava um nome que representava a esquerda, no caso Valdeci Oliveira (PT).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De parte do Executivo, assessores próximos a Decimo dizem que nunca ocorreu um convite para o PL participar da gestão. Contudo, nos bastidores, há nomes que querem uma aproximação com o governo – até porque filiados hoje à sigla já andaram surfando em outros governos tucanos. Mas a relação entre direção e alguns integrantes já estaria estremecida desde a campanha eleitoral e, inclusive, articulariam para assumir a direção local do PL.
Essas divergências internas, além do tempo demandado na organização do partido, ainda mais com eleição em 2026, podem influenciar na substituição do comando municipal, liderado pela ex-vereadora e ex-candidata a prefeita Roberta Leitão – que acabou de assumir um cargo de confiança na prefeitura de Canoas como diretora Administrativa da Secretaria de Saúde. À coluna, ela admitiu essa possibilidade. “(...) Nada foi nos passado pelo presidente Cherini (Giovani, presidente estadual). Mas essa é uma questão que estamos revendo. As pessoas que assumiram juntas o PL de Santa Maria construíram o partido. Assumimos um partido que, desde 2011, não prestava contas à Justiça Eleitoral, não possuía conta bancária e tinha pouquíssimos filiados, mesmo sendo o maior partido de direita da atualidade no Brasil”, afirmou ela, destacando a posição marcada pelo partido “da direita conservadora” com o 3º lugar na disputa à prefeitura.
Sem tolerância
Roberta se mostrou incomodada com o desejo de filiados integrarem o Executivo, contrariando decisão do PL. “Outro ponto que nos faz analisar a permanência na presidência é a questão da participação na base do governo com viés esquerdista do PSDB do Rodrigo Decimo. Nosso líder Zucco (deputado Luciano Zucco), no dia subsequente ao 1º turno, esteve em Santa Maria e foi voto de minerva para que o PL não fizesse parte do governo Decimo. Hoje, existem alguns dentro do partido que querem fazer parte do governo, inclusive com cargos. E isso eu não tolero!”, avisou Roberta.