🔒 exclusivo assinantes

Pesquisa aponta Gusttavo Lima como nome da direita mais competitivo contra Lula em disputa presidencial

Pesquisa aponta Gusttavo Lima como nome da direita mais competitivo contra Lula em disputa presidencial

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)

A pesquisa Genial/ Quaest divulgada, na segunda-feira (3), testou alguns nomes para 2026. Da direita e centro - direita, foram apresentados aos entrevistados: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), São Paulo, Romeu Zema (Novo), Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), Goiás, além do empresário Pablo Marçal e do cantor sertanejo Gusttavo Lima, sem partido. Já pela esquerda e centro-esquerda, o presidente Lula e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foram os nomes mencionados no levantamento.

 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


O instituto simulou vários cenários estimulados (em que são apresentados os candidatos) com diferentes candidatos da direita. Em todos, Lula aparece na frente no 1º e 2º turnos. Por outro lado, a rejeição do presidente é de 49%. 


Chama atenção o desempenho de Gustavo Lima que obteve, média, de 12% a 13%, percentuais semelhantes aos do governador Tarcísio, de Eduardo Bolsonaro e de Marçal. No cenário, por exemplo, sem esses três nomes, o Embaixador sobre para 18 %. No segundo turno, o artista o que se aproxima mais de Lula: 41% a 35%, respectivamente.

 
O cantor anunciou há pouco tempo que pretender ser candidato. Outsider, como é denominado os candidatos de fora da política, Gustavo Lima é popular, faz show em todo o Brasil e sua música atinge um público de massa, motivos que turbinam os números da pesquisa. Logo depois do resultado, ele agradeceu em vídeo o resultado.



Já na pesquisa espontânea, Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro, que no momento está inelegível, aparecem empados com 9% cada um.

 
A Pesquisa Quaest ouviu 4,5 mil entrevistados, entre 21 e 23 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual. Já a confiabilidade é de 95%. Nos diferentes levantamentos, o percentual de voto branco ou nulo variou entre 13% e 21%.


Ranking da rejeição
O instituto também mediu a rejeição dos possíveis aspirantes à disputa presidencial. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cogitado como um plano B caso Lula não concorra, lidera o ranking. Para os analistas políticos, o rótulo de “taxador”, que boa parte da direita ajudou a propagar em relação a Haddad, é o principal fator para tamanha rejeição.


  • Fernando Haddad (PT) – 56%
  • Eduardo Bolsonaro (PL) – 55%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 53%
  • Ciro Gomes (PDT) – 52%
  • Gusttavo Lima (sem partido) – 50%
  • Lula (PT) – 49%
  • Michelle Bolsonaro (PL) – 49%
  • Pablo Marçal (PRTB) – 42%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 32%
  • Ratinho Júnior (PSD) – 32%
  • Romeu Zema (Novo) – 23%
  • Ronaldo Caiado (União Brasil) – 21%


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

Projeto de flexibilização da Ficha Limpa pode beneficiar Bolsonaro Anterior

Projeto de flexibilização da Ficha Limpa pode beneficiar Bolsonaro

Próximo

"Rudys confirmadíssimo" assume interinamente a Câmara dos Vereadores de Santa Maria

Jaqueline Silveira