
Foto: Leandro Rodrigues, MDB (Divulgação)
O MDB aproveitou o lançamento da série “Pelo Rio Grande” em preparação às eleições de 2026 e confirmou a pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio do Piratini. O encontro ocorreu na manhã de sábado (14), em Campo Bom, Região Metropolitana, reunindo cerca de 500 filiados, entre eles líderes históricos como os ex-senadores Pedro Simon e José Fogaça.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Coube ao presidente estadual do MDB, Vilmar Zanchin, lançar Gabriel.
– Ao longo dos anos, demonstramos a nossa capacidade de governar e a responsabilidade com o Rio Grande. Hoje, mais uma vez, colocaremo-nos à disposição com o nome do vice-governador Gabriel Souza sustentado por uma forte nominata de deputados – afirmou o dirigente.
O pré-candidato foi referendado por Simon, 95 anos.
– Tenho grande expectativa na caminhada deste jovem. Será um candidato de primeira grandeza. Estamos tranquilos porque, com ele, a vitória irá chegar – acrescentou o senador.
Aplaudido na chegada ao evento, Gabriel destacou a contribuição do partido no Estado.
– O equilíbrio fiscal é um dos pilares para garantir liberdade econômica e justiça social. O MDB teve coragem de enfrentar momentos difíceis, fazendo reformas duras, mas necessárias para reequilibrar as contas do Estado e abrir caminho para um novo ciclo de desenvolvimento – enfatizou o vice.
O MDB percorrerá o Rio Grande do Sul com uma série de encontros em preparação ao pleito. Em Santa Maria, será em agosto.
Sobre a pré-candidatura do emedebista, o governador Eduardo Leite (PSD) vem há bastante tempo trabalhando para seu sucessor, inclusive na articulação de alianças. A disputa ao Piratini se antecipa em mais de um ano com as indicações de dois dos maiores partidos no Estado.
Além do MDB, o PL lançou a pré-candidatura do deputado federal Luciano Zucco ao Piratini. O anúncio foi feito na semana passada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão pressiona a principal sigla da esquerda, o PT, a definir logo um nome ao governo do Estado. O ex-candidato Edgar Pretto e o deputado federal Paulo Pimenta são cotados para a disputa.