Segundo suplente de vereador pelo PSDB nas eleições de 2024, o atual secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, foi confirmado no cargo pelo prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB). Ele está entre os dois nomes anunciados na tarde de sexta-feira (27). O outro é da superintendente executiva de governo da Caixa Econômica Federal da região centro-sul do Estado, Liana Ebling, para a pasta de Planejamento e Administração.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em relação à Secretaria da Saúde, Decimo e sua vice, Lúcia Madruga (Progressistas), pretendiam, inicialmente, fazer uma troca de titular até para oxigenar a pasta, mas, diante da dificuldade em encontrá-lo, já que nomes sondados ou até convidados recusaram, o futuro governo recorreu a uma solução caseira.
E Ribas conhece bem a pasta, já que foi chefe de Gabinete, secretário adjunto e depois titular da secretaria.
Não há dúvida que ele terá muito trabalho e correrá contra o tempo para colocar em funcionamento promessas de Decimo na campanha eleitoral, como o fim das filas para consultas com o teleagendamento e a implantação do terceiro tuno em unidades de saúde.
Captação e contatos
Para o Planejamento, tudo indica que foi escolhido um nome estratégico. A pasta, entre outras funções, deve ajudar na captação de recursos para o município e, como grande parte dos recursos vem do governo federal e é liberada via Caixa Federal, Liana conhece bem todos os trâmites e tem contatos como superintendente da instituição.
Ela também tem experiência no meio político, já que, antes de trabalhar na Caixa Federal, ocupou cargos na Mesa Diretora do Legislativo de Santa Maria e foi secretária de Planejamento do prefeito Marcos Senger (PT) em São Pedro do Sul.
Leia mais:
- Ex-candidato a prefeito de Santa Maria será secretário em Porto Alegre
- Com nomes de grife, 18 das 23 pastas do governo Décimo já estão definidas
- Orçamento prevê déficit de mais de R$ 90 milhões da prefeitura de Santa Maria em 2025