
Foto: Jürgen Mayrhofer (Secom)
O governador Eduardo Leite (PSDB) optou por uma solução menos traumática no Piratini para acomodar os ex-prefeitos tucanos Paula Mascarenhas, de Pelotas, e Jorge Pozzobom, de Santa Maria. Presidente estadual do PSDB, Paula foi nomeada para a Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais, e Pozzobom assumiu a pasta de Sistemas Penal e Socioeducativo, que era comandada por outro tucano, o ex-deputado Luiz Henrique Viana. Os dois ex-prefeitos já estavam na gestão estadual como assessores do governador. Além disso, Leite substituiu Clair Kuhn (MDB) na Agricultura Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação por Edivilson Brum (MDB).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Leite até teria tentado abrir espaço para ex-prefeitos em pastas de outros partidos, como União Brasil, mas a recepção não teria sido boa. Por isso, além de secretaria extraordinária, optou por mexer em nomes do seu partido e do seu vice, Gabriel Souza (MDB). Sem dúvida, uma solução menos traumática.
Na excursão de Pozzobom
O ex-prefeito Jorge Pozzobom assumirá uma secretaria bastante técnica, então, talvez, não terá margem para levar muitos assessores. Mas alguns nomes muito próximos que trabalharam com ele nos governos vão para a Capital. Entre eles, Alexandre Lima, que foi controlador-geral e seu chefe de Gabinete, e o jornalista Ramiro Guimarães, que atuou como secretário de Comunicação.