Em convenção, PSDB nacional referenda fusão com Podemos

Em convenção, PSDB nacional referenda fusão com Podemos

Foto: Divulgação

O PSDB nacional realizou convenção, na quinta-feira (5), e referendou a decisão tomada pela direção, no final de abril, aprovando a fusão com o Podemos. “A 17ª convenção nacional do PSDB aprovou que a executiva nacional do partido dê continuidade aos trâmites para a incorporação do Podemos, formando assim um partido que representará o centro democrático brasileiro”, diz um trecho do comunicado da cúpula nacional nas redes sociais. 

​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Após o aval à fusão, que teve o apoio de 98% dos tucanos que participaram da votação, o presidente da sigla, Marconi Pirillo, e o deputado federal Aécio Neves, que deve ser um dos líderes do novo partido que surgirá, concederam entrevista. As duas agremiações terão etapas burocráticos a cumprirem até a homologação da fusão pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deve levar alguns meses.

 
Com o encolhimento nas eleições de 2022, o PSDB, que tem somente 13 deputados federais e três senadores no Congresso Nacional, precisou decidir pela sobrevivência para não esbarrar na cláusula de barreira e correr o risco, no futuro, de ficar sem recursos do Fundo Partidário e tempo de TV. Com o Podemos, a sigla ganha um pouco mais de musculatura, já que o partido tem 15 deputados federais e quatro senadores.


Cenário por aqui
Após a direção nacional aprovar a fusão, uma das lideranças mais jovens do PSDB, o governador Eduardo Leite, deixou o partido e se filiou ao PSD, sigla que também será o destino do atual prefeito Rodrigo Decimo e do ex-prefeito Jorge Pozzobom.

Ainda há os vereadores Admar Pozzobom, Givago Ribeiro e Lorenzo Pichinin, que avaliam a situação – a tendência é que se filiem ao PSD, porém nem todos pode seguir nesse caminho. Pelo Podemos, o principal nome é o vereador Tony Oliveira, outro que analisa a conjuntura, mas há indícios que poderá ficar onde está.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

Paulo Pimenta e Manuela D'Ávila: não foi um simples café Anterior

Paulo Pimenta e Manuela D'Ávila: não foi um simples café

Pesquisa eleitoral não traz boas notícias para Lula e Bolsonaro em 2026 Próximo

Pesquisa eleitoral não traz boas notícias para Lula e Bolsonaro em 2026

Jaqueline Silveira