exclusivo assinantes

De olho em 2026, dois deputados federais visitam aliados na região

De olho em 2026, dois deputados federais visitam aliados na região

Fotos: Vitor Zuccolo (Diário) e Reprodução

Afonso Motta (à esquerda) e Luiz Carlos Busato (à direita)

Líder do PDT na Câmara dos Deputados, Afonso Motta passou por Santa Maria a caminho da Fronteira, quando falou das eleições 2026 e também do caso envolvendo seu ex-assessor em suposto desvio de emenda. Em fevereiro deste ano, a Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar um suposto desvio de recurso de três emendas de Motta a um hospital de Santa Cruz do Sul. O assessor do deputado faria parte do grupo que supostamente cobrava 6% para captação da verba.


– Fiz questão que fizessem auditoria e todas as emendas cumpriram sua finalidade”, afirmou Motta, que não foi investigado. O funcionário do gabinete, primeiro, foi afastado e depois exonerado, informou ele. E, atualmente, responde ao inquérito da PF. “Mas claro que foi um grande constrangimento – avaliou Motta.


Sobre as eleições 2026, o deputado disse que concorrerá a um quinto mandato e que a tendência em relação ao Piratini é apoiar o pré-candidato do governo Eduardo Leite (PSD), no caso o vice-governador Gabriel Souza (MDB). Recentemente, o PDT ampliou seu espaço no Piratini, com, além da Secretaria do Trabalho, a pasta de Cultura.


– Não estamos descartando a possibilidade de o PDT ter uma candidatura própria, mas o mais provável é que caminhe nesse processo – frisou Motta, referindo-se ao apoio a Souza. Ao mesmo tempo, ele defendeu “uma valorização” da ex-deputada Juliana Brizola, que aparece bem cotada nas pesquisas ao governo do Estado.


Como base e de olho em dobradinha

Outro deputado federal que passou por aqui foi Luiz Carlos Busato, também presidente estadual do União Brasil (UB). Acompanhado do vereador Marcelo Bisogno (UB), ele visitou o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) para anunciar duas emendas a Santa Maria, somando mais de R$ 734 mil – uma delas para a compra de uma viatura para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a outra, para uma ambulância do Samu.


Depois de ser adversário na disputa municipal na chapa com o ex-candidato e deputado Valdeci Oliveira (PT), o União Brasil, agora, é base do governo Decimo na federação com o Progressistas, que tem a vice-prefeita Lúcia Madruga.


– Aqui, os partidos foram antagônicos. Apoiamos outra candidatura, mas acho que isso (ser base) é um bem para toda a população. O reflexo está aí com dois recursos que estamos encaminhando – afirmou Busato, referindo-se ao pedido de Bisogno sobre verbas para o município.

 
Em relação ao pleito de 2026, o ex-prefeito de Canoas disse que concorrerá à reeleição e que pretende fazer dobradinha com um nome local à Assembleia Legislativa. Seria o vereador Marcelo Bisogno?


– Tomara que seja, eu estou torcendo. Se ele topar essa jornada, vamos fazer uma boa caminhada – respondeu Busato. Como base do governo Leite, o deputado disse que é cedo para uma definição, mas indicou a possibilidade da Federação União Progressista apoiar Gabriel Souza (MDB), como nome ao Piratini. Contudo, não descartou “uma terceira via”. “Tudo é possível”, concluiu Busato.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

PEC do Transporte Público pode ser luz no fim do túnel para crise no sistema Anterior

PEC do Transporte Público pode ser luz no fim do túnel para crise no sistema

O fator Tarcísio de Freitas em ato de Jair Bolsonaro Próximo

O fator Tarcísio de Freitas em ato de Jair Bolsonaro

Jaqueline Silveira