Conheça os secretários adjuntos "importados" pelo governo Decimo

Conheça os secretários adjuntos

Foto: Reprodução

Luciano Oliveira foi para Saúde (à esquerda); Edson das Neves Junior (centro); Charlene Stefanel (à direita)

O governo do prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) trabalha ainda na definição dos 24 secretários adjuntos. Grande parte já foi escolhida, porém, nem todos estão nomeados. Dos nomes já confirmados, chamam atenção alguns que foram “importados”, ou seja, vieram de outras cidades como reforço. São, pelo menos, três.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Advogado e ex-vereador de Caçapava do Sul, Luciano Machado de Oliveira assumiu como adjunto da Secretaria de Saúde ao lado do titular da pasta, Guilherme Ribas. Com experiências em diversos cargos públicos, como na Famurs, no gabinete do governador, em gabinetes da Assembleia Legislativa e em diretorias do BRDE, ele foi trazido para Santa Maria pela secretária de Comunicação, Tânia Moreira, para ser chefe de Gabinete de sua pasta. No entanto, Oliveira só ficou pouco mais de um mês no cargo e foi alçado a secretário adjunto da Saúde. Ele chega com a missão de auxiliar para tirar do papel promessas da campanha do prefeito, como o teleagendamento e a implantação do terceiro turno.

 
E tem muito respaldo por um de seus últimos cargos: diretor - geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), gestora de sete unidades de saúde. Antes, o advogado atuou, ainda como assessor técnico e jurídico da fundação, além de diretor administrativo e interventor do Hospital de Tramandaí. Portanto, experiência não falta para Oliveira lidar com uma área delicada e complexa como a saúde.


Defesa Civil

De Cachoeira do Sul, veio o adjunto da Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, Edson Roberto das Neves Junior. Trabalhará com o secretário Adelar Vargas, Bolinha. Gestor público, ocupou, entre outros cargos, o de secretário do Meio Ambiente e Trabalho e Ação Social na prefeitura de Cachoeira do Sul. Mas sua grande experiência está na coordenação da Defesa Civil, colecionando o reconhecimento pelo trabalho à frente do órgão. Em 2023, a Defesa Civil de Cachoeira foi selecionada entra as 27 ações de boas práticas no país pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Neves Junior vem para reestruturar o órgão em Santa Maria, pois o governo Decimo sabe que precisa reforçar a área em virtude das mudanças climáticas.

Meio Ambiente

Por fim, a Secretaria do Meio Ambiente terá o reforço da engenheira florestal Charlene Moro Stefanel, que trabalhará junco com o titular da pasta, Diego Rigon Oliveira. Natural de Silveira Martins, ela tem um currículo qualificado na área e foi professora substituta em universidades federais no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Também foi fiscal ambiental na prefeitura de São Pedro do Sul. A secretaria foi alvo de muitas críticas no governo Pozzobom (PSDB) pela demora em autorizações de licença e demanda represada de processos. Titular e adjunta terão a tarefa de dar celeridade a essa demanda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

Empreendedorismo feminino lidera tema das quase 20 frentes parlamentares em Santa Maria; confira as propostas Anterior

Empreendedorismo feminino lidera tema das quase 20 frentes parlamentares em Santa Maria; confira as propostas

Deputado Valdeci tem novo posto na Assembleia Legislativa Próximo

Deputado Valdeci tem novo posto na Assembleia Legislativa

Jaqueline Silveira