
Foto: Rian Lacerda (Diário)
Em reunião na sexta-feira (11), o Conselho Universitário (Consu) bateu o martelo sobre a data da eleição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com voto paritário entre as três categorias - professores, servidores e estudantes, a consulta ocorrerá no dia 25 de junho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Essa questão (paridade) é princípio basilar da nossa universidade – afirmou o reitor Luciano Schuch, sobre o mesmo peso dos votos – um terço – para cada uma das três categorias.
Na consulta de 2021, não ocorreu a paridade em virtude de uma decisão judicial nas vésperas da votação. Nesta semana, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm), junto com as outras entidades representantes das categorias, chegou a lançar a campanha pela paridade entre todos os votantes na eleição da UFSM.
Na reunião, também foi constituída a comissão eleitoral, que é composta por 10 membros e será responsável pelas regras da campanha e dos debates, além de definir a data de inscrição das chapas. Os candidatos poderão pedir votos de 21 de maio a 24 de junho.
Por enquanto, há duas pré-candidaturas anunciadas. Pela situação, a vice-reitora Martha Adaime com o professor Tiago Marchesan, diretor do Centro de Tecnologia (CT), de vice. Já pela oposição, concorrerá o ex-reitor Felipe Muller com o professor Alessandro Dal'Col, diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR), de vice.
Leia mais:
- Ex-pró-reitor da UFSM recua após ensaiar candidatura na oposição
- Polêmica na eleição da UFSM
- Comunidade presta homenagens após uma semana do acidente com ônibus da UFSM; sete plantas simbolizam as vítimas fatais