
Jaqueline Silveira (Diário)
Abertura do evento, na manhã desta quinta-feira, ocorreu no Centro de Convenções da UFSM e reuniu cerca de mil pessoas, entre prefeitos, secretários e demais servidores de 41 municípios da região
Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (Ercos) realizada nesta quinta-feira (8), em Santa Maria, para os gestores de 41 municípios do serviço regional da região foi focada na primeira infância. Na oportunidade, as prefeituras assinaram um termo de compromisso com o TCE com objetivo de reforçar o desenvolvimento integral das crianças, de 0 a 6 anos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Antes da assinatura, na abertura do evento, o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), anfitrião do encontro, destacou o auxílio do TCE no desempenho das gestões com orientações e troca de experiências. "Este é um momento importante em que o Tribunal de Contas tem demonstrado que está ao lado da administração pública", afirmou Decimo.

Já o presidente do TCE, Marco Peixoto, destacou que o papel do Tribunal é de orientar os gestores. "Não estamos aqui para apontar problemas, mas para encontrar solução", acrescentou. O presidente do Tribunal de Contas do Amapá, o santa-mariense Reginaldo Parnov Ennes, também veio à cidade para acompanhar o encontro. E fez um apelo aos gestores para um olhar muito atento à educação. "A educação nesse país é muito desigual", observou ele, enfatizando que a área tem perdido atenção como ensino.
O evento ocorreu durante todo o dia e foram realizadas 18 oficinas sobre diferentes temas de interesse da administração pública, entre eles a primeira infância, regimes de Previdência, Defesa Civil, resiliência climática e meio ambiente. Além de assinar o termo de compromisso, os prefeitos receberam um levantamento sobre os indicadores de cada município. Também os auditores apresentam os dados gerais da região baseados em cidades de 20 mil habitantes, que é grande dos municípios da Região Central.

O levantamento apontou que os indicadores na saúde são avaliados positivamente, bem como a oferta de creches e vagas na Educação Infantil, porém considerou como "ponto de atenção" melhorias no aprendizado. Por outro lado, a nutrição dessas crianças, de 0 a 6 anos, necessita de um cuidado redobrado devido a problemas tanto de baixo quanto de "sobrepeso", além do aleitamento materno.