Tribunal de Contas disponibiliza plataforma para acompanhar recursos destinados à recuperação do Estado

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou um painel de acompanhamento sobre a utilização de recursos públicos destinados à recuperação do Estado, o “Reconstrução RS”, após as enchentes que devastaram dezenas de municípios, no mês de maio. A plataforma, disponível na seção de serviços do portal do TCE, faz parte do “Projeto Controle Social” do Tribunal. 

​ ​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Por meio do painel, os cidadãos podem monitorar os principais recursos aplicados pelas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Também é possível verificar as contratações efetuadas e disponíveis no sistema Licitacon Cidadão. 

Na seção “Federal” da plataforma, estão disponíveis os valores do Orçamento empenhados e pagos diretamente pela União, bem como as verbas transferidas ao Estado e aos municípios, por empenho, programa e função. Além disso, a opção “Tipo e Finalidade”, apresenta outros recursos, que não integram o Orçamento, disponibilizados pelo governo federal e divulgados no portal Brasil Participativo –Unidos pelo RS.

Na seção “Estadual”, há o detalhamento dos recursos aplicados pelo Estado, por empenho, função, programa, credor, entre outras situações. Estão disponíveis, ainda, os valores liberados do programa Volta por Cima – Edição 2024 – e do Fundo de Defesa Civil Estadual (Fundec). Já na seção “Municipal”, constam os valores empenhados e pagos por todos os municípios, por empenho, função e credor. Pela ferramenta, é possível também selecionar municípios específicos para acompanhamento. Todos os dados da esfera municipal são provenientes do Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas – SIAPC, ferramenta própria desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado. 

Para o diretor de Controle e Fiscalização do TCE-RS, Roberto Tadeu, o principal diferencial do painel “Reconstrução RS” em relação a outras ferramentas é a consolidação de todas as informações. 

– Este é o primeiro painel de acesso público desenvolvido a partir do projeto estratégico - Painel de Controle Social - para facilitar o acesso à informação de forma consolidada para a sociedade gaúcha. A apresentação dos dados seguiu os principais modelos de transparência pública utilizados no país, buscando atender às necessidades da população e auxiliar o controle social sobre esses recursos – afirmou ele.

Sem dúvida, é muito importante que a população possa fiscalizar a aplicação dos recursos nas diferentes esferas e verificar se o dinheiro está sendo utilizado de forma correta para reerguer cidades e seus moradores. Ou seja, para quem de fato precisa. 

*Com informações da assessoria do Tribunal de Contas do Estado

Leia também


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

Vereador propõe a criação de banco de ideias no Legislativo de Santa Maria Anterior

Vereador propõe a criação de banco de ideias no Legislativo de Santa Maria

O futuro presidente da Câmara tende ser um aliado do governo Próximo

O futuro presidente da Câmara tende ser um aliado do governo

Jaqueline Silveira