🔒 exclusivo assinantes

Rodrigo Decimo começa governo com promessas e desafios para cumprir

Rodrigo Decimo começa governo com promessas e desafios para cumprir

Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)

Após a posse, o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) recebeu o cargo, na noite de quarta-feira (1), do agora ex-prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). E na sequência ocorreu a posse dos 24 secretários, equipe que ajudará ele e a vice-prefeita Lúcia Madruga (Progressistas) a governar Santa Maria pelos próximos quatro anos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

E com a posse começa a contagem regressiva para o cumprimento de promessas contempladas no seu plano de governo e também feitas durante a campanha eleitoral, como a implantação do terceiro turno em postos de saúde e o teleagendamento, além da ampliação gradativamente do ensino integral nas mais de 80 escolas da rede municipal. No caso das promessas de criação das secretarias de Segurança e Turismo, Decimo já cumpriu e institui as pastas na reforma administrativa

 
Também está na agenda de Decimo temas polêmicos para serem enfrentados: a reforma da Previdência para amenizar o déficit do Instituto da Previdência, a atualização da planta de valores de IPTU, defasada há 20 anos, e o lançamento da arrastada licitação do transporte público. Trabalho não faltará. E a primeira reunião de todo o secretariado já deve ocorrer nesta quinta-feira (2).

 
Confira as principais propostas do plano de governo e algumas das declarações dadas pelo prefeito à Rádio CDN 93.5 FM, no dia 30 de outubro, um dia após a vitória, sobre temas importantes para a gestão da cidade.


Projeções do novo prefeito

“A ideia é que tenhamos postos funcionando até as 22h, de maneira regular. Essa é uma medida que a gente pode começar a implantar no curto prazo, nos primeiros 100 dias”
Sobre terceiro turno


“O médico vai conversar com o paciente, perguntar se teve dor de cabeça ou algum outro problema, e, se for o caso, renovar a receita do medicamento”
Sobre agendamento de consultas


“Cada uma das oito regiões administrativas vai ter uma equipe dedicada com equipamentos específicos para responder se surgir um novo buraco. Talvez tenhamos que comprar equipamento e remanejar um grupo de servidores da Secretaria de Obras e até fortalecê-los, ou podemos pensar em eventual terceirização de mão de obra para ter isso. A nossa intenção é ter essas equipes dedicadas a essa região fazendo aquela manutenção mais rápida, de pronta resposta. Devemos começar a trabalhar nisso hoje e quero implantar o quanto antes, não tem um prazo. Pelo menos, nos 100 dias, que é um marco da administração, a gente já quer ter isso efetivo”
Em relação ao tapa-buracos


“A gente alardeava (no horário eleitoral) que é o maior plano de pavimentação da história de Santa Maria, e vai ser. Vamos colocar nesse plano novas avenidas, novas ruas. A gente vai deixar isso muito transparente. Pode ser que essa pavimentação não chegue na frente da casa de algumas pessoas, pois a gente não vai ter condições de asfaltar tudo, mas o que a gente quer: que esse estudo seja técnico e que efetivamente solucione problemas na mobilidade urbana. É um estudo que vai demandar um certo tempo porque vai precisar eventualmente abrir uma rua, vai precisar asfaltar outras. Por exemplo, a Rua Irmã Dulce, que liga os quartéis com o shopping, aquela é uma rua que entendemos ser importante pavimentar. A João Lino Preto, no Parque Pinheiro Machado, e a Rio Grande do Norte, também. Em Camobi tem outras. A gente vai ter de fazer esse mapeamento, mas técnico. Não é porque me pediram. Algo que efetivamente dê resultados a todos. Talvez não chegue na frente de sua casa, mas que a pessoa que está ali vai ser beneficiada, ou através de sua moto, seu carro, sua bicicleta ou do transporte urbano, mas vai sentir melhorias na sua mobilidade”
Sobre o plano de pavimentação


Saiba mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

Maneco se despede da Câmara após 24 anos; em entrevista exclusiva, ex-presidente do Legislativo fala sobre sua trajetória Anterior

Maneco se despede da Câmara após 24 anos; em entrevista exclusiva, ex-presidente do Legislativo fala sobre sua trajetória

Admar Pozzobom será o presidente da Câmara em 2025 Próximo

Admar Pozzobom será o presidente da Câmara em 2025

Jaqueline Silveira