À medida que a eleição se aproxima dúvidas surgem e, para solucioná-las, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibiliza uma série de canais, tanto pela internet quanto por telefone.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Confira as plataformas para acessar
Internet
- No site da Justiça Eleitoral Digital (jedigital.tre-rs.jus.br/jed/home) do TRE estão disponíveis vários serviços que o eleitor pode acessar, entre eles os caminhos para acessar o atendimento por telefone ou mensagem de texto.
Telefones - 148 – O número do “SOS Eleitor” atende ligações de todo o Estado, das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. No dia da eleição, funcionará das 8h às 17h, período da votação
- 1491 – Novo disque-denúncia contra desinformação, o “SOS Voto” foi lançado pelo TSE em 2024. Por meio do 1491, as pessoas podem denunciar a circulação de notícias falsas contra o processo eleitoral. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias.
Aplicativo de mensagens - O atendimento virtual pelo aplicativo de mensagens WhatsApp é feito pelo número (51) 2312-2015. Está disponível 24h para atendimento por Chatbot.
- Também é possível falar com um dos atendentes do TRE-RS, pelo canal, neste caso, o serviço funciona das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira
Atendimento presencial - Em caso de o eleitor desejar atendimento presencial, pode dirigir-se ao cartório eleitoral de cada cidade. Em Santa Maria, a central de atendimento funciona na Avenida Medianeira, 2.053, do meio-dia às 19h.
Pardal - O aplicativo Pardal, disponível para Android e iOS, recebe denúncias de práticas irregulares durante as eleições. Por este canal, é possível denunciar irregularidades na propaganda eleitoral e outras práticas proibidas pela legislação, como compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso da máquina pública para fins eleitorais e uso indevido dos meios de comunicação social.
e-Título - Aplicativo que pode ser baixado no celular para os sistemas (Android) e (IOS). Além da via digital do título de eleitor, que pode ser utilizado para votar por quem já fez a biometria, por meio do aplicativo os eleitores podem emitir certidões, consultar situação eleitoral, imprimir documentos eleitorais, etc.
- Para quem não pode fez a biometria, pode votar com documento com foto
Leia mais
Eleições 2024: candidato do Novo recebe reforço de fora
Eleições 2024: o que dizem os prefeituráveis sobre a retomada do Carnaval de Rua em Santa Maria