A política nos municípios apresenta algumas peculiaridades em relação ao Estado e ao país. E essas particularidades ficam mais evidentes na campanha eleitoral municipal. Há siglas adversárias em Santa Maria que fazem parte, ao mesmo tempo, dos governos Lula (PT) e Eduardo Leite (PSDB).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na coligação “Todos por Santa Maria” (Federação Cidadania-PSDB, Progressistas, Republicanos, PSB e PSD), do candidato Rodrigo Decimo (PSDB), quase todas as legendas integram a gestão de Lula, exceto a federação Cidadania-PSDB. No caso do PSB, inclusive o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, é filiado à legenda socialista. O Progressistas e o Republicanos – que comandam os ministérios de Portos e Aeroportos (Silvio Costa) e do Esporte (André Fufuca), respectivamente – da cidade torcem o nariz para a entrada de suas agremiações na administração petista. Quanto ao governo Leite, todas as siglas da aliança estão no Piratini.
Por sua vez, a coligação “Vamos Juntos por Santa Maria” (Federação PT-PCdoB-PV e União Brasil), de Valdeci Oliveira (PT), está integralmente na gestão de Lula. Já na de Leite, está somente o União Brasil.
Entre os sete candidatos a prefeitos, apenas os partidos de Giuseppe Riesgo, o Novo, e o de Roberta Leitão, o PL, não estão em nenhum governo. Contudo, legendas de suas coligações integram uma ou as duas gestões.
Confira a situação dos partidos dos candidatos a prefeito de Santa Maria
Leia mais
Eleições 2024: candidato a prefeito de Santa Maria recebe apoio de colegas deputados
Eleições 2024: governador e vice em palanques adversários nas eleições de Santa Maria