Acordo selado para 4 anos na presidência da Câmara? 

O que se diz nos bastidores do palacete da Vale Machado é que foi feito um acordo entre o bloco da base do prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB) para os quatro anos da presidência da Câmara de Vereadores. Pela ordem, seria Admar Pozzobom (PSDB), em 2025; Sergio Cechin (Progressistas), em 2026; Tony Oliveira (Podemos), em 2027, e Rudys Rodrigues (MDB), em 2028, que, inicialmente, deve ir para a prefeitura e voltar para o último ano de legislatura.

Contudo, isso não quer dizer muito. É bastante tempo para a política, que é dinâmica. A prova disso é a atual legislatura, marcada por acordos rompidos mais de uma vez. Tudo vai bem até que “uma eleição nos separe”. Certo mesmo é que Admar será presidente da Casa no próximo ano. Depois, quem viver, verá... 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Reconhecimento e “confirmadíssimo”
Cotado para assumir a pasta de Desenvolvimento Social no governo de Rodrigo Decimo (PSDB), o vereador reeleito Rudys Rodrigues, do MDB, pediu autorização da Câmara para viajar a Itaqui, sua terra natal na Fronteira Oeste. Lá, receberá uma homenagem, amanhã, do Legislativo da cidade. Ele será agraciado com a honraria “Filho Ilustre de Itaqui”. A viagem é sem custo para a Câmara de Santa Maria.


Rudys foi o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2024 e teve seu bordão “confirmadíssimo”, durante a campanha eleitoral, popularizado, viralizando nas redes sociais, inclusive, nacionalmente.

Leia mais:

A sugestão do presidente do  Republicanos a Decimo
Vereador reeleito e presidente do Republicanos em Santa Maria, Alexandre Vargas, que é um aliado do governo Jorge Pozzobom (PSDB) há bastante tempo, disse ao repórter Pablo Iglesias que fez uma única sugestão à futura gestão: a indicação do vereador Getúlio de Vargas (Republicanos) para a Secretaria de Segurança Pública. A pasta, que foi uma promessa de campanha, será criada pela administração de Rodrigo Decimo (PSDB). 

Ex-delegado da Polícia Federal, Getúlio não foi reeleito para o Legislativo. Para Alexandre, o colega de partido “é uma pessoa capacitada” para a secretaria, que terá de dar uma resposta rápida e ágil pela situação que a cidade se encontra em relação à violência. 

Alexandre Vargas, aparentemente, tem crédito com o governo, afinal, no 2º turno de 2020, praticamente apoiou sozinho o prefeito Pozzobom, enquanto o candidato do Republicanos no 1º turno, Jader Maretoli, optou por Sergio Cechin (Progressistas). Na atual legislatura, foi líder do governo por duas vezes. Além do mais, foi o primeiro partido a confirmar apoio a Decimo, portanto, aliado de primeira hora. Sempre que apresentou uma listinha de pedidos, foi atendido. E agora? Terá a sugestão acatada? A resposta deverá ser respondida na segunda quinzena de dezembro, quando deve ser anunciada a equipe do futuro prefeito.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Direção do Ipassp alerta sobre uso do recurso da Previdência para emendas dos vereadores Anterior

Direção do Ipassp alerta sobre uso do recurso da Previdência para emendas dos vereadores

Roberta Leitão define se vai integrar ou não o governo de Decimo em 2025 Próximo

Roberta Leitão define se vai integrar ou não o governo de Decimo em 2025

Jaqueline Silveira