
Foto Divulgação
Diácono João Luiz Pozzobon percorreu mais de 140 mil km a pé para divulgar a fé e a devoção à Mãe Peregrina de Schoenstatt. Hoje, a campanha da Mãe é realizada em mais de 100 países. Ele faleceu em 1985, em Santa Maria.
A Arquidiocese de Santa Maria informa que foi marcada, para 17 de junho, a próxima reunião do Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano, que irá analisar o processo do pedido de canonização do Diácono João Luiz Pozzobon. De acordo com a arquidiocese, não é ainda a etapa final do processo, mas um passo importante para a análise do caso do diácono nascido em São João do Polêsine e que morou por décadas em Santa Maria, tendo percorrido mais de 140 mil km com a imagem da Mãe Peregrina nas costas.
Se o processo for aprovado, nesta primeira etapa o Diácono receberá o título de venerável. Depois, será preciso a comprovação de um milagre para ele receber o título de beato. O processo de um suposto milagre atribuído a Pozzobon foi concluído e está para análise também do Vaticano. Já para receber o título de santo, a regra da Igreja Católica prevê que seja necessário comprovar um segundo milagre.
Segundo o Wikipedia, "Venerável é um epíteto ou título canônico, utilizado em várias igrejas cristãs, que equivale a respeitável ou digno de estima e honra. O conceito assenta diretamente sobre o adjetivo 'venerável', derivado do substantivo latino veneratio, que significa 'respeito' e 'culto', significando portanto 'digno de reverência e veneração'."
COMUNICADO À IMPRENSA
"Informamos que, após a Consulta dos Teólogos realizada em 4 de março de 2025, cujo parecer foi favorável, o Dicastério para as Causas dos Santos agendou, em princípio, para o dia 17 de junho de 2025, a realização da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos.
Esta sessão marca o início de uma nova etapa no exame colegial da vida, das virtudes heroicas e da fama de santidade do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon.
Ressaltamos que não se trata da etapa final do processo, mas de um avanço significativo dentro do itinerário da Causa de Beatificação, que segue os critérios e os tempos próprios da Igreja.
Arquidiocese de Santa Maria"