Reta final para resolver um problema histórico no trânsito de Santa Maria

Reta final para resolver um problema histórico no trânsito de Santa Maria

Foto: Vinícius Machado

Com sete anos de atraso, a duplicação dos 14,7 km da Travessia Urbana de Santa Maria viu um dos últimos gargalos da BR-287 ser duplicado e ter o trânsito liberado agora em abril, perto da passarela da Urlândia. Com isso, resta agora só um ponto de grandes congestionamentos, no Trevo da Uglione, além de obras em outros três locais, mas que não interferem tanto no trânsito: passarela do Bairro São João e túneis da Urlândia e da Vasco da Cunha.


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O teste de paciência para os motoristas ainda seguirá pelo menos até o segundo semestre deste ano, quando é a nova previsão de concluir as trincheiras no Trevo da Uglione. Quando ficarem prontas, carretas e veículos que descerem da Serra poderão passar por essas pistas abaixo do nível do solo e seguir em direção a São Sepé e Rio Grande, sem precisar parar na rotatória. Também por elas, será feito o trânsito no sentido oposto. Isso deve acabar com os congestionamentos no local.


Mas até a conclusão das trincheiras, a paciência dos condutores é colocada ainda mais à prova. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) teve de bloquear este ano o trânsito de quem vinha de São Sepé e entrava na cidade pela Avenida Hélvio Basso, para concluir a escavação das trincheiras. Até concluir a instalação do novo viaduto sobre as trincheiras, os veículos estão tendo de fazer um retorno pelo viaduto da Duque de Caxias.


Possivelmente em maio, a situação poderá ficar mais complicada no trânsito, pois a rotatória da Uglione, em frente ao mercado da Rede Vivo, precisará receber novas camadas de pedra e asfalto para elevar o nível e ficar da mesma altura do novo viaduto metálico sobre as trincheiras. O Dnit ainda vai definir com a Polícia Rodoviária Federal como será o desvio, mas possivelmente os veículos terão de entrar na cidade pela Duque de Caxias ou pelo viaduto do novo shopping. Não se sabe quanto tempo vai durar esse bloqueio até concluir essa nova rotatória.


Nas trincheiras, do lado da saída de São Sepé, as construtoras já concluíram os muros laterais e a base da pista. Estão fazendo agora as divisórias de concreto e faltará asfaltar. Já do outro lado, em direção à Duque, as escavações estão sendo concluídas e, segundo o Dnit, a construção dos muros laterais será mais rápida do que na outra parte, em que foi preciso colocar centenas de tirantes de 4 metros cada (barras de ferro cravadas no solo para segurar as paredes). A expectativa do Dnit é, ao longo do segundo semestre, concluir totalmente as trincheiras e a rotatória da Uglione, pondo fim à obra e às tranqueiras no local.


A duplicação, iniciada em 16 de dezembro de 2014, com previsão de três anos de obras, completou 10 anos e um gasto de R$ 450 milhões em dezembro passado. Dos 14,7 km, cerca de 14 km já foram duplicados e estão em uso. Também foram concluídos, nos últimos anos, e estão em uso 16 viadutos, três pontes e duas passarelas.


Dois túneis curtos inacabados

Após liberar as quatro pistas perto da passarela da Uglione, o consórcio contratado pelo Dnit se concentra agora na parte inferior, que tem um pequeno túnel abaixo da rodovia e que vai ligar a Rua Orlando Fração ao Bairro Urlândia. A previsão do Dnit é também concluir esse serviço ao longo do segundo semestre. Até lá, os moradores da Urlândia ainda terão dificuldades para entrar e sair do bairro, o que tem gerado muitas queixas.

 
Outra passagem abaixo da rodovia que gera reclamações é da Rua Capitão Vasco da Cunha. O Dnit diz que está concluindo o projeto de contenção da rua em frente a seis casas e, em breve, espera fazer a obra para pavimentar a rua abaixo da BR-287. O prazo também é concluir no segundo semestre.


Luzes para pôr fim à escuridão, um dos graves problemas da obra

Outra reclamação de milhares de motoristas que cruzam à noite pela Travessia Urbana de Santa Maria é a escuridão. Quanto a isso, o Dnit diz que está sendo feito um levantamento do que precisa ser feito para mudar a fiação, colocando cabos aéreos para dificultar furtos. Diante disso, nos próximos meses, ainda sem data exata, serão trocadas as fiações e religadas as luminárias ao longo da Travessia Urbana. Quando isso acontecer, o Dnit vai entregar o trecho iluminado à prefeitura, que passará a ser responsável pela manutenção e troca de lâmpadas queimadas.


Agora, o Dnit colocou asfalto e sinalização novos nos últimos trechos de pistas antigas, entre o Castelinho e a Rodoviária.

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